Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Os planejamentos pedagógicos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas para elas. O Novo Espaço Infantil amplia o contato com a natureza e conta com materiais planejados para que os estudantes tenham autonomia e sejam provocados a uma atitude de investigação e criação nos percursos de estudo. Desta forma, os estudantes do Nível I, da Educação Infantil, através de brincadeiras na pracinha onde subiam nos brinquedos dizendo que no chão havia lava, surgiu a curiosidade de investigar o tema.

Inicialmente os estudantes montaram um painel com as curiosidades que tinham sobre vulcões e lava e pesquisaram as imagens na lousa. Para complementar a atividade, os estudantes tiveram uma aula com o professor de ciências João Valter, para esclarecer demais dúvidas das crianças.
Para entender melhor a importância do aprender brincando, as crianças confeccionaram o planeta terra, para conhecerem como é o centro do mesmo. Descobrindo, assim, o núcleo, o magma e que com os movimentos das placas tectônicas, abrem-se fendas por onde saem as lavas, e que estas quando resfriadas, transforma-se em rochas e pedras.
Na culinária, os estudantes fizeram um delicioso bolo de chocolate vulcão, que segundo a professora Edinéia Guth, os alunos além de saborearem se divertiram bastante.

Para finalizar a investigação sobre os vulcões, as crianças confeccionaram vulcões de argila e realizaram a experiência química de misturar elementos, tais como vinagre, bicarbonato de sódio e detergente, para reproduzir a lava. "Os estudantes amaram as atividades e saíram contanto felizes para as famílias. Acredito que essas vivências e experiências são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos. Cheiros, sabores e misturas que ficam registradas na memória afetiva deles.", complementa a professora.


.JPG)


