Liderança estudantil: Protagonismo, autonomia e exercício da cidadania

04/04/2022
Liderança
Escolha de líderes de turmas teve a coordenação do Grêmio Estudantil

​​“Tudo é treinável, inclusive a liderança", sugere o ex-aluno Lorenzo Tonetto, que participou de um bate-papo com os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio. Na oportunidade, ele contou sobre suas experiências de liderança no Marista Santo Ângelo​ e compartilhou novos conhecimentos sobre o tema, conquistados no mercado de trabalho e como acadêmico de Administração e Ciências Políticas.

​​ Texto auxiliar da imagem

Lorenzo Tonetto compartilhou suas experiências como líder

Além disso, as turmas também conversaram com o ex-aluno Henrique Schommer, que falou como as boas práticas do esporte ​podem ser aplicadas na rotina escolar. O atleta, que está se destacando em nível nacional, comentou sobre a importância do foco, da determinação, da organização e do descanso tant​o nas atividades esportivas quanto nas tarefas do Colégio.

​​ Texto auxiliar da imagem

Henrique Schommer falou sobre as boas práticas do esporte

Os momentos com Tonetto e Schommer foram iniciativas do Grêmio Estudantil Santo Ângelo (Gesa) que, em parceria com a orientadora educacional Rosenara Frederich, mobilizou as eleições para a escolha dos líderes de turmas 2022. Como é uma agremiação que representa todos os estudantes, o Gesa ficou responsável pelas inscrições dos concorrentes, a coordenação da votação online e divulgação dos resultados.

As ações para a escolha dos representantes de turmas e o envolvimento do Grêmio Estudantil no processo eleitoral são formas de desenvolver e valorizar uma cultura de liderança dentro do ambiente escolar, indo ao encontro da proposta de formação integral dos estudantes. Desempenhando a liderança, os adolescentes e jovens se tornam mais conscientes e solidários, aprimoraram sua autonomia e protagonismo, exercem a cidadania, são agentes de mudança e aprendem a enfrentar e superar desafios.

Saiba mais sobre nossas lideranças

Representantes de turmas

Os líderes e vice-líderes têm como função representar suas respectivas turmas, promovendo o diálogo e estreitando o relacionamento com a Orientação Educacional, a Coordenação Pedagógica, a Direção e os professores.

Líderes e vice-líderes 2022: Maria Eduarda dos Passos e Mariana Patias (turma 61), Isabela Diel e Rafaela Hennemann (turma 62), João Vicente Estivalete e Betina Estivalete (turma 71), Gabriela da Veiga e Lara Opitz (turma 72), Júlia Cifuentes e Sophia Qüntzel (turma 81), Leonardo Bortoli e Lourenço Copetti (turma 82), Yasmin Brauner e Mariana Mielcke (turma 91), Yanna Oto e Nicoli Ramos (turma 92), Lívia Jaeger e Manuela Selle (turma 211), Julia Prestes e Bibiana de Farias (turma 221) e Amanda Margutti e Murilo Block (turma 231).

Grêmio Estudantil

O Grêmio Estudantil Santo Ângelo (Gesa) é uma agremiação que representa os estudantes do Colégio. Sua diretoria é eleita anualmente e tem como função promover eventos culturais, esportivos e sociais. Colabora na construção da comunidade educativa entre estudantes, educadores e famílias, por meio da participação em eventos do Colégio e da organização das próprias atividades.

Gestão 2022: Lara Bernardi (Presidente), Bárbara Debacco (Vice-presidente), Carla Vieiro (1ª Secretária), Bárbara Dorneles (2ª Secretária), Lucas Zamberlan (1° Tesoureiro) e Maria Fernanda Kruger (2° Tesoureira).

Gesa 2022

​Grupos de jovens

Além das representações das turmas e do Grêmio Estudantil, a liderança é amplamente desenvolvida e incentivada nos grupos de jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e da Juventude Marista Voluntária (JMV), onde são trabalhadas a socialização, a construção da consciência crítica e a formação de cidadãos comprometidos com a promoção da vida. ​