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LIÇÕES DE CIDADANIA E PROTAGONISMO NA MOSTRA DO CONHECIMENTO DO 8º ANO

16/11/2018
Educação
Após pesquisas, estudantes elaboraram propostas e levaram à CLDF.

​​As habilidades, os conteúdos e as competências desenvolvidas durante o ano permitiram aos estudantes dos Anos Finais análises e descobertas acerca de suas ações. Permitiram, também, a conscientização de que tais ações são capazes de mudar significativamente as relações com o outro e com o meio ambiente, por meio de atitudes pautadas no propósito de uma ética pessoal, social, humanitária e planetária, com vistas ao fortalecimento dos ideais democráticos.

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Turmas do 8º ano na Câmara Legislativa do Distrito Federal


Nas turmas do 8º ano EF, as pesquisas sobre os três poderes, especialmente sobre as funções da Câmara e do Poder Legislativo, atores indispensáveis para o exercício da cidadania e consolidação da democracia, nortearam as atividades da Mostra do Conhecimento. Após uma visita a campo à Câmara Legislativa do DF (CLDF), os estudantes deram início às pesquisas e à elaboração de 20 projetos de lei. Em grupos, os jovens elaboraram propostas que englobaram temáticas desde a lei nacional de adoção ao uso de energia solar como matriz energética.

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Apresentação dos projetos de lei na CLDF​

 Para apresentação e apreciação dos projetos, os estudantes retornaram à CLDF, onde, durante a sessão plenária, realizada no dia 13/11, vivenciaram os papeis de deputados. Da formação da mesa diretora à votação dos projetos de lei, o protagonismo e a seriedade dos estudantes foi destaque. Segundo a coordenadora do segmento, Débora Camargos, a iniciativa reforça o compromisso da pedagogia marista de formar cidadãos para o mundo.  “A educação marista assume papel fundamental por meio de uma metodologia que envolve questões políticas, sociais e ambientais como alternativas para enfrentar os desafios impostos pela sociedade e, ao mesmo tempo, fortalecer o protagonismo do cidadão. Por isso, queremos mostrar que o estudante tem vez nesse processo e que, enquanto jovem cidadão, pode atuar contribuindo com ideias para transformar o país em que ele vive", afirma.

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Estudantes vivenciaram os papeis dos deputados por um dia

Segundo a estudante Maria Eduarda Osmala, a experiência foi enriquecedora. “Ficamos muito nervosas, mas deu tudo certo. Foi uma experiência diferente e preparou a gente para o futuro, além disso foi importante sabermos que a população tem acesso às votações que ocorrem na Câmara, que podemos fazer parte disso", conclui a estudante.