O Turno
Integral Marista (TIM) possibilita aos estudantes da Educação Infantil ao 9º
ano EF conviver e aprender em um ambiente multidisciplinar, no turno inverso ao
das aulas, oferecendo atividades extraclasse com acompanhamento de
professores especializados.
As atividades culturais, esportivas e
pedagógicas oferecidas contribuem para o desenvolvimento do
estudante nas múltiplas competências, visando à formação integral. A
proposta fundamenta-se no Projeto Educativo do Brasil Marista, que assume uma
concepção de educação cristã e sistêmica da pessoa humana na configuração de
uma educação integral, de modo a educá-la na e para a solidariedade, formando
agentes de transformação social e encorajando-os a assumir a responsabilidade
pelo próprio projeto de vida e pelo futuro da humanidade.
Ao
estudante matriculado no TIM são reservados espaçotempos
de aprendizagens para que ele socialize, divirta-se, pratique esportes e
atividades artísticas, culturais e tecnológicas e, assim, amplie o conhecimento. Para tanto, o Turno
Integral Marista possui 17 salas de aula equipadas com ares-condicionados; ginásio de esportes; quadras poliesportivas; piscina semiolímpica
aquecida e ionizada; sala de judô; sala de dança; Salão de Atos com capacidade para
400 pessoas, com estrutura de som e luz para as apresentações culturais. Além
disso, complementam a estrutura dois refeitórios e seis vestiários com duchas.
Atividades Turno Integral
O
Turno Integral Marista oferece atividades que podem ser escolhidas em um pacote
de 2, 3, 4 ou 5 dias na semana, com possibilidade de horários diferenciados
para entrada ou saída, de acordo com o turno do estudante.
ARTE
E LITERATURA - Contação de histórias dramatizadas por meio de metodologias ativas em que a criança é o agente da ação, estimulando o trabalho em grupo e buscando desenvolver o universo linguístico, artístico e social dos estudantes com técnicas que se associam ao mundo da literatura e teatro.
ARTES - Aprendem a trabalhar em equipe e a entender diferentes pontos de vista por meio da construção do pensamento crítico. Desenvolvem a capacidade de compreender, apreciar e respeitar diferentes culturas e têm a oportunidade de conhecer técnicas avançadas de arte, a vida de vários artistas e suas obras, movimentos artísticos e civilizações antigas.
ATELIÊ - Momento lúdico que convida o estudante a ouvir, observar, discutir, resolver problemas, imaginar e reinventar a arte com materiais recicláveis e materiais reutilizáveis. Criações, pinturas, esculturas e projetos artesanais com respeito a agilidade, criatividade e vontade de cada estudante.
ATIVIDADES
AQUÁTICAS - Proporcionam
o prazer no contato com a água, desenvolvem o físico e a capacidade de convívio
social por meio de atividades lúdicas realizadas na piscina.
BALÉ - Modalidade artística de dança clássica que proporciona o desenvolvimento da
coordenação motora, noção espacial, musicalização, ritmo, criatividade e
elasticidade.
CAPOEIRA - Propicia
o desenvolvimento rítmico, físico, psicomotor, social e cultural por meio das
técnicas utilizadas nas rodas de capoeira.
CIRCUITO
DE ATIVIDADES - Desenvolve
o equilíbrio, o conhecimento do corpo, a noção de espaço, por meio da prática
de atividades psicomotoras.
DANÇA - Desenvolve a coordenação motora, noção espacial, musicalização, ritmo, criatividade, agilidade e condicionamento físico.
FLAUTA
DOCE - Introduz
a leitura musical, desenvolvendo a competência da produção dos sons ritmados no
instrumento por meio de atividades teóricas e práticas.
FUTSAL - É uma atividade voltada para o ensino de aprimoramento de fundamentos técnicos, táticos da modalidade, aliado a princípios de coletividade e desenvolvimento humano, dentro de uma visão lúdica e recreativa.
GINÁSTICA - Promove
o desenvolvimento muscular, o equilíbrio, a elasticidade, o condicionamento
físico, a agilidade, a criatividade, a noção espacial, o ritmo e musicalidadepor meio de técnicas
e de exercícios realizados em aparelhos específicos, tais como bola, arco, fitas, maça e mãos livres. .
INGLÊS - Estimula
a fala, a compreensão, a escrita e a leitura da Língua Inglesa. O curso é
desenvolvido e ministrado pela Casa Thomas Jefferson.
INICIAÇÃO À ROBÓTICA - Desenvolve a criatividade, compreensão e habilidade tecnológicas por meio de projetos e trabalho em grupo, desenvolvendo diferentes papeis durante a atividade proposta.
INICIAÇÃO ESPORTIVA - Promove o contato inicial com o esporte, suas regras e técnicas. Convívio em equipe trabalhando o desenvolvimento psicomotor, domínio do corpo e equilíbrio.
INOVA - Atividade complementar na qual são vivenciados na prática conceitos como empreendedorismo, liderança, comunicação e tomada de decisão. No Inova, nossos estudantes são estimulados a desenvolver autonomia e criatividade, visão estratégica e sistêmica, bem como a se posicionar diante de diversas áreas, empregando e articulando diferentes meios tecnológicos. Para estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
JAZZ - Desenvolve a coordenação motora, noção espacial, musicalização, ritmo, criatividade e elasticidade por meio de técnicas específicas da dança.
JOGOS
COOPERATIVOS - Promovem
a cooperação entre os estudantes, o respeito e a união, que permitem atingir os
objetivos coletivos. Para tanto, são propostos jogos que exigem o esforço
individual em prol do grupo.
JUDÔ - Desenvolve
o físico, o espírito e a mente por meio das técnicas da arte marcial criadas
por Jigoro Kano e aprimoradas ao longo dos tempos.
MODALIDADES
ESPORTIVAS - Possibilitam
o conhecimento e a prática de variadas modalidades esportivas por meio da
vivência de técnicas, de fundamentos
e de regras para uma prática consciente.
MUSICALIZAÇÃO - Estimula
a sensibilidade musical e auditiva e as noções de ritmo por meio de práticas
dialogadas e fundamentadas em conceitos musicais.
NATAÇÃO - Desenvolvimento de habilidades no meio aquático respeitando o ritmo de cada estudante e promovendo um bom desenvolvimento motor e cognitivo sob orientação da Metodologia Gustavo Borges (MGB).
TAREFA
DE CASA - Momento destinado para a realização das tarefas de casa, com propósito de incentivar os hábitos de estudo e a autonomia com responsabilidade; esclarecendo as dúvidas e curiosidades que surjam durante a realização da proposta da atividade de dever de casa.
TEATRO - Por meio de técnicas características das Artes Cênicas, as aulas de teatro estimulam o autoconhecimento, as habilidades sociais, desenvolvem disciplina e comprometimento trazendo benefícios para a memória, a atenção e concentração, além de ampliar o repertório das formas de expressão.
TÊNIS DE MESA - Estimula o estado de alerta mental, concentração, estratégia tática, desenvolvimento de capacidades físicas e cognitivas aguçando os reflexos, por meio de regras e fundamentos técnicos.
VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS - Proporciona a interação criativa, atenção ao ouvir histórias e contos, segurança no desenvolvimento social e emocional, valorizando as diferentes maneiras de apreender.
XADREZ - Desenvolve habilidades de concentração, memória, planejamento, tomada de decisão, estratégias e respeito aos adversários.