Navegar para Cima

Atividades Complementares

Turno Integral Marista

O Turno Integral Marista (TIM) possibilita aos estudantes da Educação Infantil ao 9º ano EF conviver e aprender em um ambiente multidisciplinar, no turno inverso ao das aulas.

​​​​​​​​​​​​​​​​O Turno Integral Marista (TIM) possibilita aos estudantes da Educação Infantil ao 9º ano EF conviver e aprender em um ambiente multidisciplinar, no turno inverso ao das aulas, oferecendo atividades extraclasse com acompanhamento de professores especializados. 

​As atividades culturais, esportivas e pedagógicas oferecidas contribuem para o desenvolvimento do estudante nas múltiplas competências, visando à formação integral. ​A proposta fundamenta-se no Projeto Educativo do Brasil Marista, que assume uma concepção de educação cristã e sistêmica da pessoa humana na configuração de uma educação integral, de modo a educá-la na e para a solidariedade, formando agentes de transformação social e encorajando-os a assumir a responsabilidade pelo próprio projeto de vida e pelo futuro da humanidade.

Ao estudante matriculado no TIM são reservados espaçotempos de aprendizagens para que ele socialize, divirta-se, pratique esportes e atividades artísticas, culturais e tecnológicas e, assim, amplie o conhecimento. Para tanto, o Turno Integral Marista possui 17 salas de aula equipadas com ares-condicionados; ginásio de esportes; quadras poliesportivas; piscina semiolímpica aquecida e ionizada; sala de judô; sala de dança; Salão de Atos com capacidade para 400 pessoas, com estrutura de som e luz para as apresentações culturais. Além disso, complementam a estrutura dois refeitórios e seis vestiários com duchas.

Atividades Turno Integral

O Turno Integral Marista oferece atividades que podem ser escolhidas em um pacote de 2, 3, 4 ou 5 dias na semana, com possibilidade de horários diferenciados para entrada ou saída, de acordo com o turno do estudante.

ARTE E LITERATURA - Contação de histórias dramatizadas por meio de metodologias ativas em que a criança é o agente da ação, estimulando o trabalho em grupo e buscando desenvolver o universo linguístico, artístico e social dos estudantes com técnicas que se associam ao mundo da literatura e teatro. 

ARTES - Aprendem a trabalhar em equipe e a entender diferentes pontos de vista por meio da construção do pensamento crítico. Desenvolvem a capacidade de compreender, apreciar e respeitar diferentes culturas e têm a oportunidade de conhecer técnicas avançadas de arte, a vida de vários artistas e suas obras, movimentos artísticos e civilizações antigas. 

ATELIÊ - Momento lúdico que convida o estudante a ouvir, observar, discutir, resolver problemas, imaginar e reinventar a arte com materiais recicláveis e materiais reutilizáveis. Criações, pinturas, esculturas e projetos artesanais com respeito a agilidade, criatividade e vontade de cada estudante.​

ATIVIDADES AQUÁTICAS - Proporcionam o prazer no contato com a água, desenvolvem o físico e a capacidade de convívio social por meio de atividades lúdicas realizadas na piscina.

BALÉ - Modalidade artística de dança clássica que proporciona o desenvolvimento da coordenação motora, noção espacial, musicalização, ritmo, criatividade e elasticidade.​

CAPOEIRA - Propicia o desenvolvimento rítmico, físico, psicomotor, social e cultural por meio das técnicas utilizadas nas rodas de capoeira.

CIRCUITO DE ATIVIDADES - Desenvolve o equilíbrio, o conhecimento do corpo, a noção de espaço, por meio da prática de atividades psicomotoras.

DANÇA - Desenvolve a coordenação motora, noção espacial, musicalização, ritmo, criatividade, agilidade e condicionamento físico.

FLAUTA DOCE - Introduz a leitura musical, desenvolvendo a competência da produção dos sons ritmados no instrumento por meio de atividades teóricas e práticas.

FUTSAL - É uma atividade voltada para o ensino de aprimoramento de fundamentos técnicos, táticos da modalidade, aliado a princípios de coletividade e desenvolvimento humano, dentro de uma visão lúdica e recreativa. 

GINÁSTICA - Promove o desenvolvimento muscular, o equilíbrio, a elasticidade, o condicionamento físico, a agilidade, a criatividade, a noção espacial, o ritmo e musicalidade​por meio de técnicas e de exercícios realizados em aparelhos específicos, tais como ​bola, arco, fitas, maça e mãos livres. ​.

INGLÊS - Estimula a fala, a compreensão, a escrita e a leitura da Língua Inglesa. O curso é desenvolvido e ministrado pela Casa Thomas Jefferson.

INICIAÇÃO À ROBÓTICA - Desenvolve a criatividade, compreensão e habilidade tecnológicas por meio de projetos e trabalho em grupo, desenvolvendo diferentes papeis durante a atividade proposta.

INICIAÇÃO ESPORTIVA - Promove o contato inicial com o esporte, suas regras e técnicas. Convívio em equipe trabalhando o desenvolvimento psicomotor, domínio do corpo e equilíbrio. 

INOVA​ - ​Atividade complementar na qual são vivenciados na prática conceitos como empreendedorismo, liderança, comunicação e tomada de decisão. No Inova, nossos estudantes são estimulados a desenvolver autonomia e criatividade, visão estratégica e sistêmica, bem como a se posicionar diante de diversas áreas, empregando e articulando diferentes meios tecnológicos.​ Para estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.​

JAZZ - Desenvolve a coordenação motora, noção espacial, musicalização, ritmo, criatividade e elasticidade por meio de técnicas específicas da dança.

JOGOS COOPERATIVOS - Promovem a cooperação entre os estudantes, o respeito e a união, que permitem atingir os objetivos coletivos. Para tanto, são propostos jogos que exigem o esforço individual em prol do grupo.

JUDÔ - Desenvolve o físico, o espírito e a mente por meio das técnicas da arte marcial criadas por Jigoro Kano e aprimoradas ao longo dos tempos.

MODALIDADES ESPORTIVAS - Possibilitam o conhecimento e a prática de variadas modalidades esportivas por meio da vivência de técnicas, de fundamentos e de regras para uma prática consciente. ​

MUSICALIZAÇÃO - Estimula a sensibilidade musical e auditiva e as noções de ritmo por meio de práticas dialogadas e fundamentadas em conceitos musicais. 

NATAÇÃO - Desenvolvimento de habilidades no meio aquático respeitando o ritmo de cada estudante e promovendo  um bom desenvolvimento motor e cognitivo sob orientação da Metodologia Gustavo Borges (MGB).

TAREFA DE CASA - Momento destinado para a realização das tarefas de casa, com propósito de incentivar os hábitos de estudo e a autonomia com responsabilidade; esclarecendo as dúvidas e curiosidades que surjam durante a realização da proposta da atividade de dever de casa.

TEATRO - Por meio de técnicas características das Artes Cênicas, as aulas de teatro estimulam o autoconhecimento, as habilidades sociais, desenvolvem disciplina e comprometimento trazendo benefícios para a memória, a atenção e concentração, além de ampliar o repertório das formas de expressão.

TÊNIS DE MESA - Estimula o estado de alerta mental, concentração, estratégia tática, desenvolvimento de capacidades físicas e cognitivas aguçando os reflexos, por meio de regras e fundamentos técnicos.​

VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS - Proporciona a interação criativa, atenção ao ouvir histórias e contos, segurança no desenvolvimento social e emocional, valorizando as diferentes maneiras de apreender. ​

XADREZ - Desenvolve habilidades de concentração, memória, planejamento, tomada de decisão, estratégias e respeito aos adversários. ​