Atividades Complementares

Complementares - Grupo de Teatro

As atividades culturais fazem parte da educação integral, contribuindo para o processo formativo dos estudantes.

​​​​​​Como educador, Champagnat ousou imaginar e concretizar diferentes possibilidades de educar, substituindo a pedagogia da palmatória pela pedagogia da presença, do cuidado e do amor. Criou novas relações entre educador e educando, além de introduzir na escola as práticas artísticas, esportivas e novas metodologias de alfabetização. No Marista João Paulo II, as atividades culturais fazem parte da educação integral, contribuindo para o processo formativo de subjetividades, nos modos de ser sujeito, em sua integralidade e inteireza (corpo, mente, coração e espírito).

O Grupo de Teatro do Colégio possibilita aos jovens dos Anos Finais e Ensino Médio o desenvolvimento da expressividade corporal, linguística e musical, além da ampliação do repertório cultural. Esse trabalho contempla técnicas características das Artes Cênicas, bem como a criatividade e a comunicação.

​Benefícios da prática teatral

Favorece a interação entre os estudantes
Quando desenvolvidas na escola, as aulas de teatro permitem que os estudantes de turmas distintas possam interagir. Incentivando a integração, o conhecimento do outro e a formação de novos laços. Além disso, a atividade estimula o desenvolvimento de novas amizades.​

Autoconhecimento e comunicação
Nas aulas de teatro, as crianças e adolescentes tem a possibilidade de interpretar diversos personagens e nesse processo acabam descobrindo ainda mais sobre si mesmas. Ao se identificar com os personagens, os estudantes passam a entender mais sobre eles mesmos e a deter mais autoconhecimento.

Essas aulas também têm um papel importante ao estimularem a comunicação, pois como os estudantes passam a saber mais sobre si mesmos, são capazes de expressar mais facilmente suas vontades, medos ou dúvidas.

Aumenta a autoestima das crianças e adolescentes
O aumento do autoconhecimento e o estímulo às relações entre as crianças e jovens também tem um papel primordial para a elevação da autoestima. Com o teatro, os alunos se sentem mais livres para se expressar e para serem quem são. Com o desenvolvimento das habilidades de atuação, canto, dança e assim por diante, vão tendo uma imagem cada vez mais positiva sobre si enquanto indivíduos.

Interesse pela leitura e estímulo à criatividade
As aulas também têm impacto nos interesses de quem participa delas e a leitura é uma das mais favorecidas. Graças ao teatro, os estudantes normalmente se interessam em buscar e conhecer novas histórias, tornando-se leitores mais assíduos.

Além disso, há um forte estímulo ao uso das habilidades criativas. Em vez de priorizar apenas o raciocínio lógico, as aulas de teatro auxiliam as crianças a serem mais criativas e inventivas.

Senso de responsabilidade e comprometimento
Participar do teatro na escola também é uma responsabilidade e envolve horários, ensaios e preparação, além do trabalho em equipe. Com isso, desde cedo os estudantes começam a entender a importância de trabalhar de maneira colaborativa e, principalmente, da responsabilidade com suas funções.