Nossas Notícias

5 dicas para criar uma rotina de estudos

23/03/2020
Projetos

​Horários constantes ajudam a manter o hábito

Vivemos um momento atípico em que, por razão da pandemia do novo coronavírus, aulas foram suspensas e estudantes precisam seguir com a rotina escolar em casa. A saída para incentivar ao hábito do estudo em casa é tratá-lo não como uma obrigação, mas como parte da rotina. Cada lar tem suas dinâmicas próprias, então talvez sejam necessárias algumas adaptações e tentativas até que se pegue o ritmo.

Para que os estudos em casa não se tornem um obstáculo à diversão, eles devem ser encarados com naturalidade. Isso significa adotar estratégias para que materiais escolares, como livros e exercícios, façam parte da rotina. A seguir, você confere sugestões de como essa rotina pode acontecer de um jeito mais tranquilo e organizado.

Rotina de estudos: uma questão de hábito

Existe um mito de que são necessários 21 dias para qualquer pessoa adotar um novo hábito. O psicólogo britânico Jeremy Dean afirma que não é bem assim.

Ele explora o tema no livro Making Habits, Breaking Habits: How to Make Changes that Stick (Criando Hábitos, Quebrando Hábitos: como criar mudanças duradouras, em tradução livre). Segundo Dean, o tempo varia conforme a personalidade do indivíduo e a complexidade da tarefa.

Em geral, levam-se pelo menos dois meses para que se perceba uma transformação significativa no dia a dia.  Se o objetivo for simples, como beber mais água, as chances de sucesso são maiores.

Agora, quando se trata de seguir uma rotina de estudos, o quadro já é outro. O volume de atividades a serem vencidas pode gerar um pouco de ansiedade, ainda mais se o componente curricular não for dos favoritos e exigir mais atenção e leituras. A vontade de trocar os cadernos pelo celular e apenas ficar de bobeira nas redes sociais também é grande.

Veja algumas dicas para montar uma rotina de estudos

1. Crie um plano de estudos​

Grandes metas são alcançadas um passo de cada vez. Ou seja, não adianta querer dar conta de toda a matéria de uma vez só. É por isso que os conhecimentos são significados aos poucos, ao longo do ano.

Organize um horário fixo para estudar e faça breves intervalos a cada 50 minutos.  Mantenham a constância na rotina de estudos – nada de flexibilizar demais! Aos poucos, o hábito já terá sido incorporado, tal como a hora do almoço. Aí, o tempo de estudo poderá ser estendido sem estresse, de acordo com a demanda.

2. Respeite o tempo de descanso

Após o período de estudo, é preciso tirar um período para se alimentar e relaxar. Isso ajuda a energizar o corpo e “limpar a cabeça", se preparando para as próximas leituras e atividades. Whatsapp, televisão e videogame fazem parte desse intervalo. Um cochilo depois do almoço, também.

3. Organize o ambiente

A repetição ajuda a fixar novos hábitos. Isso significa, por exemplo, organizar um local específico para estudar em casa. Estudar todo dia na mesma escrivaninha, com os livros e os cadernos sempre à mão, é melhor que ler um dia na sala, outro na cozinha e assim por diante. Acostumando nosso corpo a realizar tarefas de estudos sempre no mesmo lugar, conseguimos aumentar nossa capacidade de concentração.

Mantenha postura adequada na rotina de estudos. Uma boa postura nos protege de possíveis dores musculares. Evite, portanto, estudar na cama ou no sofá.

Tendo um lugar certo para guardar o material, é possível organizar melhor a rotina. Procure, ainda, garantir que o espaço seja confortável, iluminado e silencioso.

4. Celular: use com moderação

A internet e o celular são aliados para pesquisas. Até mesmo alguns trabalhos em grupo demandam trocas de mensagens entre os colegas.

O uso desmedido das redes sociais pode atrapalhar o foco de qualquer estudante. Se você achar que o smartphone pode ser uma distração durante o período de estudos, pense em desligá-lo durante as atividades.​

5. Cuide da saúde

O sono e a alimentação são fundamentais para manter ativas nossas capacidades cognitivas e obter bom rendimento nos estudos. Durma, no mínimo, 8 horas por noite.

Dormir nos ajuda a relacionar os conhecimentos adquiridos durante o dia e facilita uma aprendizagem duradoura. Alimente-se nas horas certas e faça opções saudáveis na sua alimentação. Mantenha o corpo hidratado, dando preferência à água e aos sucos naturais (sempre que possível). Realize exercícios físicos de maneira regular, mesmo no espaço domiciliar. Quando fazemos exercícios, nosso corpo libera endorfinas, o que permite sentirmos mais energia e vitalidade.

Além disso, nesse momento é importante ter cuidados extras, como: lavar as mãos com frequência; usar álcool gel quando não puder lavar as mãos com água e sabão; cobrir a boca ao tossir ou espirrar; manter espaços como, o quarto de dormir, ventilado e higienizado.

Material complementar

​Para ajudá-lo a desenvolver hábitos de estudo, faça o download da nossa grade de conteúdos aqui. e imprima ou copie.

Tem dicas diferentes para incentivar ao hábito dos estudos em c​asa? Deixe um comentário e compartilhe suas ideias usando #MaristaemCasa

Este conteúdo faz parte do projeto #MaristaemCasa.​