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Níveis de Ensino

Educação Infantil

Valorizando novos significados

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​BRINCAR NOS COMPLETA 

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socia​lização,​ a cooperação e a solidariedade.​

​Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.

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DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 

​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos com as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​

A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças. Essa pedagogia da escuta possibilita uma educação estruturada no relacionamento e na participação envolvendo três protagonistas que se tornam parceiros interativos da escola: as crianças, os educadores e as famílias.​ 

Outro alicerce das Diretrizes são os espaços pedagógicos educadores. No jeito marista de educar, os ambientes são considerados parte essencial do projeto curricular, e pensados de forma que proporcionem momentos que incentivam a imaginação, criatividade, socialização, descoberta e autonomia. ​As crianças são convidadas a ocupar o lugar de protagonistas, para, acompanhadas dos educadores, terem liberdade de expressar suas ideias – em um ambiente que os empodera e valoriza suas maneiras de participação e interação. ​Em sintonia com essa proposta, as salas de aula são compostas com mobiliários versáteis, que permitem diferentes arranjos e harmonizações. Também contam com materiais naturais e neutros que oferecem elementos sensitivos importantes, como luzes, cores, texturas, cheiros e sons. 

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​​