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Níveis de Ensino

Anos Iniciais | 1º a 5º ano EF

Aprendendo a ser cidadão

​​​​​​CONSTRUIR VALORES NOS COMPLETA

É nessa etapa,​​​ do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.​

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e do entendimento de mundo.

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Nos Anos Iniciais, os estudantes também ​têm contato ​com a iniciação científica. O incentivo à pesquisa começa na sala de aula e visa desenvolver habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes realizam projetos nas diferentes áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens), vivenciando, desde cedo, a ​construção de saberes através da prática científica.​

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.

MATRIZES CURRICULARES

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento, a partir de uma sequência de atividades.

Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais. ​​