Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Anos Finais | 6º a 9º ano EF

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio.

​​​​​​​​​ENFRENTAR DESAFIOS NOS COMPLETA

Os desafios se acentuam nessa etapa​ da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

mosaico-fotos-site-03.png

A aprendizagem por meio de um currículo interdisciplinar e permeada pelo desenvolvimento de valores humano-cristãos possibilta uma formação integral dos estudantes, visando o despertar para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. Paralelamente ​​aos conteúdos, nossos Colégios trabalham o protagonismo juvenil fundamentado na justiça, igualdade, empatia e humanização. Esses temas fortalecem outros pilares do segmento, como o incentivo à leitura e à escrita, organização dos hábitos de estudo e a intercionalização. ​

Os Anos Finais também são um período de descobertas, no qual os jovens têm a oportunidade de participar de saídas de estudo e viagens culturais, como forma de ampliar conhecimentos e associar a aprendizagem de sala de aula ao cotidiano. O incentivo à investigação científica, já presente nos Anos Iniciais, ​​segue consistente. Desafiados a realizar pesquisas que ampliam e sistematizam o saber, os estudantes apresentam suas produções em eventos internos e são encorajados a participar de salões e congressos, além da Mostra Marista de Iniciação Científica, que anualmente reúne trabalhos realizados em todas as nossas unidades. ​​​​​​​Dessa forma, aprendem a defender ideias e propostas, desenvolvendo competências e habilidades para uma atuação mais ética, cidadã e protagonista.  ​​

​MATRIZES CURRICULARES

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu dia a dia e, futuramente, na vida profissional.​ Organizadas por áreas do conhecimento –​ Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Metemática –, são uma renovação do fazer pedagógico​, incentivando os alunos a resolver situações-problema e empregando os conteúdos de forma integrada e a partir de uma sequência de atividades.