A atuação de nossos Colégios voltados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como foco um público com maior vulnerabilidade social. Por meio de uma pedagogia baseada em afeto e solidariedade, proporcionamos novas oportunidades e perspectivas de futuro, transformando a vida de todos que passam pelos nossos espaços. O jeito marista de educar acolhe a pluralidade de identidades e características dos estudantes, e por isso é realizado através do diálogo. Reconhecer a multiciplidade dos jovens e adultos possibilida a inclusão, os reconhece como sujeitos de direito e valoriza suas representações culturais, dando-lhes voz e vez.
Essa multiplicidade também está presente no currículo proposto. Na nossa perspectiva educacional, ele não é construído para, mas pelos diversos sujeitos que compõem o processo, o que transforma o currículo também em um espaço social de trocas e partilhas. As unidades proporcionam um ambiente acolhedor, com educadores qualificados e preparados, que auxiliam os estudantes na aprendizagem e no convívio em sala de aula e familiar.
Dessa forma, a prática educativa é voltada à formação integral, com o compromisso de promover a excelência acadêmica aliada a valores humano-cristãos. Temos como propósito garantir a oportunidade de acesso e permanência a uma educação de qualidade, construindo a possibilidade de sujeitos críticos e verdadeiramente protagonistas de suas vidas e histórias. Por isso, somos desafiados diariamente a reinventar nossa proposta educacional, para que nossos estudantes sejam cidadãos ativos e preocupados com a sociedade na qual se encontram.
Diferenciais
Abordagem interdisciplinar.
Utilização de múltiplas linguagens, mídias e tecnologias.
Formação de lideranças com foco no protagonismo juvenil.
Conhecimento construído a partir de uma constante interação com a vida cotidiana dos estudantes.
Eventos esportivos, culturais e artísticos locais, regionais e estaduais.
Educação ambiental.
Saídas a campo.
Viagens de estudos e pesquisa.
Projetos de solidariedade e voluntariado.
Ambientes virtuais de aprendizagem.
Orientação para construção de projeto de vida.
Vivência da ética e dos valores humano-cristãos.