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Nossos Diferenciais

A educação integral marista

​​​​​​​​​​​​​Educar bem para o bem. Assim é a e​​ducação marista traduzida na prática, ​uma proposta pedagógica que contempla todas as dimensões do ser humano​​. Somos movidos pelo propósito de co​ntribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias. 

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

​Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.​

Tudo isso possibilita que o estudante​ marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e sol​idário, exercer a cid​adania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Conheça nossos diferenciais e mais detalhes sobre o nosso jeito de educar:​​​

​​​​​PROJETO EDUCATIVO​

​“Se fosse apenas para ensinar as ciências humanas aos jovens, não haveria necessidade de Irmãos: bastariam os demais professores. Se pretendêssemos ministrar apenas a instrução religiosa, limitar-nos-íamos a ser simples catequistas. O nosso objetivo, contudo, é mais abrangente. Queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre os seus deveres, ensinar-lhes como praticá-los, infundir-lhes o espírito e os sentimentos do cristianismo, os hábitos re​​ligiosos, as virtudes do cristão e do bom cidadão. Para tanto, é preciso que sejamos educadores, vivamos no meio das crianças e que elas permaneçam muito tempo conosco.”​

São Marceli​no Champagnat


Essas palavras do nosso fundador expressam a abordagem educativa marista, que é pautada pela formação integral, pela cultura da solidariedade e da paz, pela afetividade e pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender e construir conhecimento. Nossas práticas pedagógicas são embasadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista, estruturado a partir de um processo reflexivo, dialógico e dinâmico, com o objetivo de: 

  • subsidiar a comunidade educativa (gestores, ​educadores, estudantes e famílias) para o alinhamento de conceitos;
  • desenvolver intencionalidades e demais aspectos presentes em nosso jeito de educar​;
  • garantir princípios institucionais na ação pedagógico-pastoral;
  • promover uma educação de qualidade, intercultural e evangelizadora;​
  • ​consolidar a atuação em rede de todos os Colégios Maristas no País​.
O estudante, da Educação Infantil ao Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem e protagonista do seu ​saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar situações-problema e de trabalhar em equipe. Nesse s​entido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica e de construção do projeto de vida.​


MATRIZES CURRICULARES

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.​

Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​​​


DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 

​​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​