Em nossa proposta pedagógica, as crianças são o centro de todo processo educativo. Diante destas múltiplas possibilidades de aprendizagem de uma sala de aula, faz-se necessário um planejamento, um método para documentar, capturar, organizar e compreender os processos de construção do conhecimento, dando visibilidade ao trabalho, bem como uma identidade ao grupo escolar, e a possibilidade de estudar
os processos vividos. Com base nisso, as Narrativas do Cotidiano, da Educação Infantil, surgem como uma forma de qualificar os registros, além de valorizar contextos privilegiados capazes de exprimir, captar e estabelecer diálogos entre os muitos envolvidos num
processo de aprendizagem significativa.
Como uma das finalidades das Narrativas do Cotidiano é criar uma identidade do grupo escolar, registrando através de imagens e relatos a diversidade de opiniões, de ideias, de
jeitos de ser e fazer, que enriquecem as práticas, e que também levam a um exercício de construção e
desconstrução diante de algo comum.
A partir dessas práticas e concepções de criança no fazer pedagógico, é possível perceber o quanto os estudantes interagem com mais autonomia, tornando-se construtores de saberes, com um senso investigativo e criador,
ou seja, tornando-se protagonistas do seu desenvolvimento. Através das Narrativas do Cotidiano é possível identificar o respeito às diversidades e potencialidades de
cada criança, fazendo com que a educação seja mais humanizada e significante.
Confira abaixo as Narrativas do Cotidiano 2020:
Narrativas do Cotidiano N1 | mês de julho | mês de agosto
Narrativas do Cotidiano N2A | mês de julho | mês de agosto
Narrativas do Cotidiano N2B | mês de julho | mês de agosto
Narrativas do Cotidiano N3A | mês de julho | mês de agosto
Narrativas do Cotidiano N3B | mês de julho | mês de agosto
Siga também nossos outros canais:
Instagram: @maristaassuncao
Facebook: Colégio Marista Assunção