Cuidado e integração marcam a volta às aulas

21/02/2022
Institucional
As atividades para o primeiro dia de aula foram pensadas com o objetivo de acolher veteranos e novos estudantes

O ano letivo começou e com ele novas oportunidade. Embora o retorno às atividades não seja novidade para muitos dos estudantes, uma coisa é certa: em todos os anos, o período é marcado por descobertas e expectativas, acompanhando o que eles já vivenciaram até ali.

Dessa forma, pensando na recepção dos estudantes de Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio preparou uma série de atividades visando uma acolhida especial no primeiro dia de aula de 2022.

Conheça as ações que marcaram a volta ​​às aulas

Primeiro dia de aula​​​

O primeiro dia de aula é uma data tradicional no calendário de todos os estudantes, uma vez que marca a oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer amizades. Seguindo os cuidados de prevenção à COVID-19, a equipe do Colégio preparou algumas atividades de integração com os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Durante o intervalo no turno da manhã, a intervenção ficou a cargo da Forma Turismo, que promoveu um momento de integração com danças, hits do momento e atividades recreativas. Já no tuno da tarde, a acolhida ficou sob responsabilidade da equipe pedagógica, que recepcionou os estudantes com um grupo de malabares e pernas de pau. Além dos momentos de integração, o Grêmio Estudantil Assunção (GEA) presenteou todos os estudantes com um copo reutilizável.

Acolhida especial do Terceirão​​

A manhã do dia 21/2 teve um clima diferente para os estudantes do Terceiro ano do Ensino Médio. Este dia, para eles, é conhecido como o último primeiro dia de aula da Educação Básica. Para celebrar essa passagem, o Serviço de Orientação Educacional (SOE), em parceria com a Direção do Colégio, preparou uma recepção aos estudantes.

Para Luana Borille, SOE dos Anos Finais EF e Ensino Médio, cada ciclo que se encerra vem acompanhado de mudanças e estas podem causar sentimentos ambíguos como: medo e o desejo. “Existe o desejo de mudar, crescer e alcançar novos objetivos, mas existe o medo do desconhecido e do que esperar do futuro. Desta maneira se resume os corações dos nossos terceiranistas. Assim como uma recepção pensada com carinho, outros momentos estão sendo planejados para marcar simbolicamente o encerramento da Educação Básica", completa a educadora.​

Na oportunidade, os educadores apresentaram os primeiros passos para as atividades do Projeto Maristas para sempre, cujo objetivo visa a transição dos estudantes concluintes da educação básica para outras possibilidades, encorajando-os a buscarem a realização do seu Projeto de Vida. Para acentuar o significado do momento, os estudantes receberam um kit personalizado de camiseta e caderno do Terceirão.

Recepção da Educação Infantil​​

Um período de mudanças pode, naturalmente, gerar algumas dúvidas e angústias em qualquer pessoa. Na Educação Infantil, as crianças tendem a passar por esse processo de forma mais acentuada. É nesse contexto que o SOE da Educação Infantil e Anos Iniciais prepara um cronograma especial para acolhida aos estudantes e famílias.

Para Gisele Almeira, SOE da Educação Infantil e Anos Iniciais, o período de adaptação é importante para o desenvolvimento da criança no cotidiano do colégio. “No período de adaptação construímos espaços de confiança entre pares e das crianças com os adultos. ", completa a pedagoga.

Além das atividades de acolhida e adaptação, os estudantes da Educação Infantil foram presentados com um kit de volta às aulas. Além do copo e agenda, as famílias e os estudantes receberam um vasinho de papel com terra e sementes de ipê, para que sejam plantadas e cultivadas. O ato simboliza a construção e cultivo da parceria entre escola e família na missão de educar.

Jornada Pedagógico-pastoral​

A formação continuada de todos os educadores do Colégio é uma premissa do jeito marista de educar. Assim a formação continuada de todos os profissionais que atuam na instituição, visa o aprimoramento constante dos educadores. Uma das inciativas é a Jornada Pedagógico-pastoral, realizada no período que antecede ao retorno dos estudantes.

A edição desse ano teve como tema “A beleza em ser educador: o que pulsa em você?"  e contou com espaços de formação, estudo e aprimoramento de temas do cotidiano escolar. O período da jornada pedagógica também foi marcado pela realização de duas outras iniciativas, a Formação de Novos Colaboradores e a Formação da Equipe do Administrativo.

Clique aqui e conheça mais sobre a Jornada ​desse ano

Datas importantes do início​ de ano letivo

As primeiras semanas da volta às aulas é marcada pelas reuniões pedagógicas e ajustes da família ao retorno das atividades. Para auxiliar as famílias nesse período, preparamos uma matéria com todas as informações sobre as datas importantes em que precisamos ficar atentos.

Veja mais sobre as datas importantes de início de ano

Mensagem para 20​22

Inspirar-se é encontrar estímulos para os próximos passos. Fazer nascer sentimentos e pensamentos positivos. Inspirar é verbo. É, literalmente, buscar novos ares para os dias que virão. Como maristas, somos convidados a procurar jeitos e maneiras de cuidar de nós mesmos, do ambiente e daqueles que nos cercam.

Estamos iniciando um novo ano letivo. A partir de hoje, receberemos novamente os nossos estudantes, que encherão de vida as salas de aula, corredores, pátios, laboratórios e todos os demais espaços nos quais damos continuidade à missão de educar.

Nosso desejo é que possamos inspirar e, sobretudo, nos inspirarmos nessas crianças e nesses jovens. Que tenhamos um 2022 iluminado, repleto de trocas e vivências significativas!