Navegar para Cima

Sala de aula

Iniciação Científica

A pesquisa científica está presente em todos os níveis de ensino no Marista Assunção.

​​​A pesquisa científica está presente em todos os cantos do Marista Assunção, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Desde a reformulação do projeto de Iniciação Científica, o Colégio tem focado em ser uma instituição com espaços científicos diversificados, que ajudam no despertar das potencialidades de nossos estudantes. Desde o momento de decisão sobre qual será o objeto de estudo até a apresentação dos resumos finais, os grupos são estimulados a construírem conhecimentos a partir da curiosidade, das problematizações, das argumentações, do aprofundamento prático e teórico, da coleta de dados e, da escrita e composição das descobertas.​

Ao longo do ano letivo são contempladas etapas importantes. Os estudantes participam de encontros com os professores orientadores para definição do tema, linhas de pesquisa, metodologia e leituras necessárias. Também são realizadas bancas de defesas, onde cada grupo apresenta a sua proposta, seus objetivos e argumentos. Após esse momento, são levados em consideração os apontamentos feitos pela banca para que a pesquisa prossiga com mais clareza e cumpra o seu objetivo para a apresentação final, que é realizada na Mostra de Iniciação Científica do Colégio. Todo processo é acompanhado por educadores.

Após o evento, são divulgados os trabalhados que se destacaram, perante uma equipe de avaliadores, formada por professores da PUCRS e do colégio. A conclusão do trabalho passa ainda por participações em eventos de universidades como a PUCRS, a UFRGS e a FAPA, além da escrita e publicação de um relatório final e de um resumo na edição virtual da Revista de Iniciação Científica Marista Assunção. 

​​O projeto de Iniciação Científica soma a curiosidade de nossos estudantes com a construção de um conhecimento multidisciplinar, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências de forma autônoma, o que resulta em aprendizagens múltiplas e uma educação integral.