Navegar para Cima

Atividades Complementares

Nossas atividades complementares

Temos diversas atividades complementares aqui no Colégio Marista Champagnat em Porto Alegre, que contemplam esporte, espiritualidade, cidadania, cultura, tecnologia, empreendedorismo e inovação

​​​​​​​​​​​​​​​​Acreditamos que a formação do estudante deve ser em tempo integral, desenvolvendo diferentes habilidades dentro e fora de sala de aula. Para que isso aconte​ça, oferecemos diversas opções para os estudantes que desejam fazer outras atividades.

Devido ao contexto de pandemia, as atividades complementares 2021 do Marista Champagnat serão ofertadas de forma online, realizadas em horários e dias diferenciados, oportunizando aos participantes um maior tempo para aprender de forma descontraída. 

Pastoral

Pastoral Juvenil Marista (PJM): a Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um espaço de participação de adolescentes e jovens, a partir do 7º ano EF, onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Voluntariado: nosso grupo de Voluntariado tem por objetivo ajudar na construção da cultura da solidariedade. Os estudantes que integram o grupo acreditam que podem construir uma sociedade onde os valores de respeito, cuidado e amor ao próximo são possíveis através de pequenas ações. Podem participar estudantes do 9º ano EF e do Ensino Médio.​​

Cidadania

Grêmio Estudantil Champagnat – GEC: grupo representativo, a exemplo da Associação de Pais, eleito e formado por nossos estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, que representam os interesses dos colegas junto à Direção e Comunidade Escolar. Proporciona ações culturais, esportivas e de conscientização, além de organizar o Baile de Primavera, a Break Cup e recreios em datas comemorativas.​

Cultura

Teatro: desenvolve a cooperação, o companheirismo, a espontaneidade, a imaginação e o respeito. Por meio de técnicas teatrais, estimula os estudantes a fortalecerem suas capacidades individuais e coletivas. 

Técnicas de Desenho e Pintura em Aquarela: desenvolve a capacidade técnica e motora dos estudantes nas práticas do desenho e da pintura em aquarela e estimula sua percepção e criatividade. Nessa modalidade, são abordados diversos métodos de utilização da aquarela, possíveis aplicações nas produções artísticas, desdobramento da aquarela como técnica mista e exploração de várias técnicas desenvolvidas por artistas desse tipo de pintura. 

Ciência e Tecnologia

Clube de Ciências: a atividade reúne estudantes do 6º ano EF que demonstram interesse por ciências para, juntamente com o professor, planejar e executar investigações. Promove um maior conhecimento de Ciência e Tecnologia, fomenta a atitude crítica em relação à informação científica e oferece ambiente propício para dialogar e compartilhar experiências. 

Criação de conteúdo: sensibilização audiovisual e uso das novas tecnologias de captação e edição de áudio, vídeo e os recursos existentes. ​No cronograma da atividade estão previstos concepções teóricas, produção de documentários e podcasts, edição e finalização de áudio, com a publicação do material em canal do Youtube.​​

Internet das coisas (IOT): desenvolve, nos estudantes e professores, uma cultura de uso das tecnologias e inovação, no processo de ensino e aprendizagem. Para desenvolver as atividades, propomos que seus conteúdos sejam tratados a partir de três linhas de ação: Pensamento Computacional, Softwares específicos e a Robótica (automação) prototipagem.​

  1. Pensamento computacional (Introdução) – Jogos de Algoritmos.

  2. Algoritmos (Problemas e soluções) – Internet das Coisas (IOT)

  3. Softwares utilizados:

  4. Ferramentas Microsoft (Ferramentas necessárias para acompanhamento das atividades)

  5. Scratch (Noções de programação)

  6. Lego Digital Designer (Montagens e simulações)

  7. Tinkercad (circuitos elétricos simples)

  8. Montagens mecânicas (Estruturas e maquetes com materiais simples)

  9. Modelagem 3D

  10. Programação de drones através de simuladores digitais.

  11. Minecraft.

Esporte​ e práticas físicas

Balé: desperta o prazer pela dança, estimula a prática corporal por meio do movimento e do gesto, permite a criação coletiva e individual. Desenvolve a concentração, memorização, organização espacial, sociabilidade, autoestima e consciência crítica. A prática dessa modalidade possibilita ainda a aquisição dos requisitos mínimos exigidos na modalidade, respeitand​o as particularidades de cada faixa etária. ​

Jazz: desperta o prazer pela dança, estimula a prática corporal por meio do movimento e do gesto, permite a criação coletiva e individual. Desenvolve a concentração, memorização, organização espacial, sociabilidade, autoestima e consciência crítica. A prática dessa modalidade possibilita ainda a aquisição dos requisitos mínimos exigidos na modalidade, respeitando as particularidades de cada faixa etária. ​​​

Pilates: na prática, os movimentos trabalham o fortalecimento muscular e a flexibilidade. A atividade exige bastante concentração, força e respiração coordenada.​ O Pilates proporciona um bom condicionamento físico, maior consciência corporal, contribuindo para a correção da postura, tonificação dos músculos, além da reabilitação e prevenção de dores e lesões.​

Como participar?

​A partir do dia 25/2, os responsáveis financeiros de todos os estudantes do Marista Champagnat receberão um e-mail com o link de acesso para as atividades ofertadas, pelo qual será possível realizar a inscrição.

As inscrições e matrículas para as atividades complementares: extraclasse e de representatividade, acontecerão até 12/3.

As atividades complementares 2021 iniciam no dia 15/3, no formato online.

Em caso de dúvidas, contate o Marista Champagnat através do e-mail [email protected] ou telefone 51 3320 6200.