Navegar para Cima

Notícias

Clube de Ciências do Marista Champagnat

19/04/2021
Iniciação Científica
Atividade online reúne estudantes do 6º e 7º ​ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat que demonstram interesse por ciências

​​O Clube de Ciências do Colégio Marista Champagnat proporciona aos estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental vivências e experiências, associando os fenômenos físicos, químicos e biológicos com o cotidiano.

Devido ao contexto de pandemia pelo novo coronavírus, a atividade extaclasse está sendo ofertada de forma online. Apesar do novo formato, a professora Magda Medeiros Schu Silva acredita que os encontros virtuais têm sido muito proveitosos. "Buscar esta aproximação das realidades e tornar possível e viável trabalhar práticas de laboratório, em casa, foi um momento de grande aprendizado".

Assim, a partir do interesse dos estudantes em relacionar as Ciências da Natureza, Biologia, Química e Física nos afazeres do cotidiano, foi proposto um experimento de pão caseiro. Através de perguntas como “O que acontece quando fazemos pão?”, “Por que o pão cresce?”, entre outras, os estudantes colocaram em prática etapas da iniciação científica, como a observação da fermentação, relacionando os microorganismos e formas de vida. "Com a atividade prática, também foi possível entender os tipos de misturas e a ação do calor no processo, utilizando os materiais disponíveis em casa, e resultando em um delicioso pão que pôde ser partilhado com a família", complementa Magda.​

clube-de-ciencias-marista-champagnat-anos-finais.jpeg

Clube de Ciências online proporciona experimentos científicos com materiais
disponíveis nas casas dos estudantes

O Clube de Ciências é um espaço de aprendizagem, com foco no desenvolvimento do pensamento científico, por meio da investigação, do debate e do trabalho colaborativo. Seus integrantes realizam estudos sobre temáticas científicas e tecnológicas, num contexto de flexibilidade de temas e métodos de investigação.

Nossas atividades complementares

Acreditamos que a formação do estudante deve ser em tempo integral, desenvolvendo diferentes habilidades dentro e fora de sala de aula. Para que isso aconte​ça, oferecemos diversas opções para os estudantes que desejam fazer outras atividades.

Devido ao contexto de pandemia, as atividades complementares 2021 do Marista Champagnat serão ofertadas de forma online, realizadas em horários e dias diferenciados, oportunizando aos participantes um maior tempo para aprender de forma descontraída. 

Confira todas as atividades aqui