O uso do bioplástico na atualidade: uma possível solução para o impacto do plástico convencional, das estudantes Julia Chiarello Santa Maria, Sofhia da Silva Rogério, Mariana Weremeier Weber e Renata Câmara dos Reis, do 2º ano do Ensino Médio do Marista Champagnat recebeu destaque no Espaço Jovem Cientista da PUCRS 2020.
O trabalho propôs a análise de como os plásticos biodegradáveis podem ser utilizados para auxiliarem na diminuição do uso de plásticos convencionais, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Alguns dos malefícios do plástico convencional, apontados pelo grupo durante a pesquisa são:
Até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes
O plástico convencial pode levar mais de 400 anos para se decompor
91% do plástico utilizado no mundo não é reciclado
No mundo, 1 milhão de garrafas de plástico são compradas a cada minuto
O plástico é responsável pela morte de 100 mil animais marinhos a cada ano
As estudantes do Ensino Médio realizaram comparativos entre os tipos de plásticos e as vantagens da substituição do material. Através de um formulário online, o grupo coletou dados sobre os conhecimentos dos participantes a respeito dos plásticos biodegradáveis. 72% dos respondentes têm entre 10 e 18 anos e 35% afirmam utilizar plástico convencional de 3 a 4 vezes por semana.
"A urgência da utilização dos plásticos biodegradáveis foi o que nos motivou a realizar a pesquisa, visto a atual situação de descaso ambiental com o planeta", destacaram as estudantes.
Além do destaque recebido, o Marista Champagnat teve mais cinco trabalhos selecionados no Espaço Jovem Cientista da PUCRS 2020. Confira aqui a matéria completa
A Iniciação Científica no Marista Champagnat
Incentivamos a pesquisa desde a Educação Infantil e, ao longo da vida escolar, o estudante desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas, através da realização de projetos e participação em salões e mostras científicas.
A partir do 6º ano do Ensino Fundamental, nossos estudantes desenvolvem o Projeto de Iniciação Científica (PIC), que propõe a investigação de um tema por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), utilizando a metodologia científica.
O Projeto possibilita que os estudantes escolham a temática, área de pesquisa e o professor orientador - responsável por acompanhar e auxiliar no desenvolvimento do PIC.
O projeto inicia em março e tem como objetivos compreender os mecanismos de formulação das hipóteses, identificar as etapas da metodologia científica, organizar, analisar e interpretar os resultados obtidos ao longo do processo de pesquisa e reconhecer a importância do trabalho em equipe.
Anualmente promovemos a Mostra de Iniciação Científica do Colégio, evento que reúne todos os projetos e pesquisas científicas realizadas pelos estudantes de Educação Infantil ao Ensino Médio. Nesse momento são escolhidos os projetos que representarão a escola externamente.