Estão definidas
as equipes vencedoras do Festival Marista de Robótica 2021, que reuniu estudantes e
educandos de 11 unidades maristas em atividades on-line entre os dias 19/10 e
18/11. A partir do tema Engenharia da Empatia, os participantes foram
desafiados a construir um robô físico que integrasse objetos técnicos
e humanismo, sempre respeitando os três eixos da
sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
Confira as equipes vencedoras:
Equipe - Categoria Iniciante | | Equipe - Categoria Avançado |
Witchers | Marista Santo Ângelo | | Rebanho de Nerds 2.0 | Marista Rosário |
Under Control | Marista Pio XII | | Delta T | Marista São Francisco |
Tigers | Marista Santo Ângelo | | Os Guri do Cesmar | Cesmar |
ACME |Marista São Francisco | | Curto Circuito |Marista Champagnat |
Cavalaria | Marista São Luís | | HAL 9000 |Marista Maria Imaculada |
Ghost Builders | Marista Ipanema | | Os Guri do Cesmar | Cesmar |
Cavalaria | Marista São Luís | | Rebanho de Nerds 2.0 | Marista Rosário |
Evento tradicional do nosso calendário, o Festival Marista de Robótica contou, neste ano, com um dos quatro desafios que costumeiramente são realizados durante as edições presenciais. Intitulada Desafio de Robôs, a atividade mobiliza as equipes para desenvolverem projetos que conectem tecnologia e humanismo, ou seja, robôs que possam proporcionar a empatia envolvendo componentes como afeto, cognição e emoção. A proposta ocorreu em função da pandemia de covid-19, possibilitando que o Festival ocorresse a distância.
No Marista Champagnat, a equipe Curto Circuito venceu o prêmio Engenharia da Empatia na categoria Avançado. Foi orientada pelo professor João Pedro Neves, com a mentoria da educadora Carolina Ewald e composta por oito estudantes, são eles: Guilherme G. A., Inácio N, V., Eduardo R., Nicolas M. K., Francisco M. L., Isadora H. R., Renan M. F. e Morgana B.
As tecnologias no contexto educacional
Em nossos espaços educativos, buscamos alternativas para tornar a inserção do estudo de tecnologias cada vez mais presente no currículo de estudantes e educandos, a fim de aproximá-los das transformações de comportamento e formas de pensar da sociedade contemporânea. Com os projetos e iniciativas propostos no cotidiano escolar, os estudantes experienciam princípios que são importantes ao longo de toda a vida, desenvolvendo autonomia e protagonismo. As possibilidades oferecidas pelos dispositivos e gadgets ampliam as formas de criar, cocriar e aprender.