Navegar para Cima

Notícias

Pesquisa por meio dos estudantes

13/09/2018
Iniciação Científica
Na sua 3ª edição, Mostra Científica tem como tema o nome de quatro pensadores históricos.

​​​​​​​​Já pensou em participar de uma Iniciação Científica que estejam envolvidos Leonardo da Vinci, Ada Lovelace, René Descartes e Marie Curie? A Mostra Marista de Iniciação Cientifica​ vem para a sua 3ª edição e nesse ano trouxe como tema o nome destes quatro pensadores históricos para inspirar os estudantes. O evento ocorre no dia 18/9, nos Prédios 40 e 41 da PUCRS, em Porto Alegre. 

Com o objetivo de promover a troca de experiências, contribuir para a formação dos estudantes ​e visando o pensamento científico e criativo, nossos estudantes participarão da Mostra com seis trabalhos, desenvolvidos nas diferentes áreas do conhecimento.

Matemática
Linguagens
Natureza
Humanas
A influência da estatal
Acessibilidade para cadeirantes
Secador de m​​ãos
 Suicídio na adolescência

Reanimação cardiopulmonar
Memes de história

As apresentações serão realizadas na modalidade de comunicação oral, no qual as salas vão ser organizadas de acordo com cada área de conhecimento, tendo em vista o tema dos trabalhos selecionados. Cada sala temática contará com a presença de mediadores (professores especialistas e orientadores das pesquisas).

Para a nossa coordenadora pedagógica Carla Moraes, a Mostra é um espaço que serve para educar e aprender. “Este é um momento de trocas fantásticas entre os C​olégios da Rede, onde todos podem mostrar os projetos científicos desenvolvidos e apresentados nas mostras internas das escolas. Assim, se torna um excelente espaço educativo de aprendizagens significativas e contextualizadas."

Após as apresentações​, as pesquisas, em forma de artigos, serão compiladas na nossa Revista Mostra Marista de Iniciação Científica. Trata-se de uma coletânea dos artigos elaborados pelos participantes da Mostra. Os artigos são resultados de experiências dos estudantes nos seus espaços escolares voltados para a Iniciação Científica.

Sobre os pensadores

Ada Lovelace foi escritora e matemática inglesa, além de ser considerada a primeira programadora computacional da história, tendo em vista que escreveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Seu nome tem tanta relevância que a 2ª terça-feira de outubro é conhecida como Dia da Ada Lovelace, data para inspirar mulheres a trabalharem na área da tecnologia.

René Descartes foi uma das figuras-chave da Revolução Científica. O francês é chamado de pai da matemática moderna e fundador da filosofia moderna. O mesmo sugeriu a fusão da álgebra com a geometria, fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome (cartesiano).

Durante a Idade Moderna, ficou conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius e defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento. 

Marie Curie além de química e física polonesa, foi criadora da Teoria da R​adioatividade, campo em que produziu pesquisas pioneiras, além de ser a primeira mulher laureada com um Prêmio Nobel. No ano de 1903, ganhou o título de doutora, tornando-se a primeira mulher a recebê​​-lo na Universidade de Sourbonne.

Leonardo da Vinci era o pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, inventor, anatomista, escritor, poeta e músico italiano. Ele foi considerado a pessoa dotada dos mais diversos talentos. Da Vinci, inventou a técnica do sfumato​, que consistia em fazer com que uma forma se misturasse a outra por meio de contornos embaçados e cores suaves.​