Navegar para Cima

Nossas Notícias

Incentivo à construção do saber

06/09/2018
Iniciação Científica
Descobertas, integração, inovação e questionamentos fazem parte das pesquisas realizadas pelos estudantes que serão apresentadas na 3ª edição da nossa Mostra de Iniciação Científica.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O prazer da descoberta e da experimentação que o conhecimento científico desperta um cidadão questionador e crítico, capaz de relacionar saberes e redescobrir a aplicação das teorias no cotidiano. ​Essa prática é incentivada diariamente em nossos Colégios e Unidades Sociais ​​​e, desde 2016, organizamos a Mostra Marista de Iniciação Científica, voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. 

Em seu terceiro ano consecutivo de realização, o evento ocorre no dia 18/9, terça-feira, no Prédio 41 da PUCRS. Confira a programação e o edital​. 


​GRANDES PENSADORES INS​​PIRAM EDIÇÃO 2018

​Neste ano, selecionamos como tema quatro grandes pensadores da história para inspirar pesquisas nas quatro áreas do conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias;​ e Linguagens e suas Tecnologias)​​​​. São eles: 


pensadores-03.pngAda Lovela​ce (1815-1852)

“A imaginação é a faculdade da descoberta, predominantemente. É ela que pene​​tra nos mundos invisíveis que nos rodeiam, nos mundos da ciência.”​​

Escritora e matemática inglesa que é considerada a primeira programadora computacional da história, pois escreveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma ​máquina.

A 2ª terça-feira de outubro é conhecida como o Dia da Ada Lovelace, data para inspirar mulheres a trabalhar na área de tecnologia.​

pensadores-05.png


René Descartes (1596-1650)​​

"Penso, logo existo." 

Filósofo, físico e matemático francês, que foi uma das figuras-chave da Revolução Científica. Chamado de pai da matemática moderna e fundador da filosofia moderna, sugeriu a fusão da álgebra com a geometria, fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome (cartesiano).

Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.​ Defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.​​


pensadores-02.png

Marie Curie (1867-1934)

"Seja menos curioso sobre as pessoas e mais curioso sobre as ideias."

Química e física polonesa, naturalizada na França, foi criadora da Teoria da Radioatividade, campo em que conduziu pesquisas pioneiras. Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel

Em 1903, obteve o título de doutora, tornando-se a primeira mulher a receber o título na Universidade de Sourbonne. Expôs-se a doses excessivas de raios X em seus trabalhos durante a Primeira Guerra Mundial​.

pensadores-01.png

Leonardo da Vinci (1452-1519)

“Aprenda a observar e perceba que tudo se conecta.”​

Pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, inventor, anatomista escritor, poeta e músico italiano. É considerado a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido até hoje.

Foi o inventor de uma técnica que os italianos chamaram de “sfumato”, que ​consistia em fazer com que uma forma se misturasse a outra por meio de contornos embaçados e cores suaves.


​​​​VEJA COMO FOI A ÚLTIMA EDIÇÃO​​

 


REVISTA MOSTRA MARISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA​

Posteriormente, as pesquisas, em forma de artigos, serão compiladas na nossa Revista Mostra Marista de Iniciação Científica. Trata-se de uma coletânea dos artigos elaborados pelos participantes da Mostra. Os artigos são resultados de experiências dos estudantes nos seus espaços escolares voltados para a Iniciação Científica. A publicação está organizada de forma a contemplar as quatro áreas do conhecimento.