Nossas Notícias

Eventos celebram nossa atuação em rede

21/09/2018
Institucional
Cerca de 3 mil estudantes e educadores participaram do Festival Marista de Robótica, da Mostra Marista de Iniciação Científica e da Mostra de Arte, nos dias 18 e 19/9, na PUCRS.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Atuar em rede faz parte da nossa missão, do nosso jeito de educar. E uma das formas de colocar essa premissa em prática, é reunir nossos estudantes e educadores em prol da construção do conhecimento. Por isso, nos últimos dias, 18 e 19/9, realizamos de modo simultâneo, pela primeira vez, três eventos que são essenciais para a formação integral:

As atividades foram sediadas na PUCRS, em Porto Alegre, e envolveram cerca de 3 mil participantes de instituições de Educação Básica e de Ensino Superior (públicas e privadas) do Rio Grande do Sul, Brasília, Santa Catarina, Pernambuco e até mesmo do Chile. A programação contemplou desafios, treinos, explanação de ideias, exposição de manifestações artísticas, apresentações orais de pesquisas, oficinas e muitos momentos de troca e interação.

“Realizar três eventos desta natureza, com esta dimensão, envolvendo tantas pessoas simboliza o tamanho de nossa Rede. São tantas habilidades desenvolvidas pelos estudantes quando participam diretamente de um, dois ou dos três eventos que, por meio de seus depoimentos, entendemos a importância da complementariedade, explica o gerente educacional dos Colégios Maristas, Luciano Centenaro.

​​FESTIVAL MARISTA DE ROBÓTICA​festival-2018-publico.jpgRobôs, drones, cidades virtuais de Minecraft, ideias empreendedoras e muita interação fizeram parte de mais uma edição do maior evento tecnológico realizado pelos Colégios da Rede Marista. Assim foi o Festival Marista de Robótica Educacional 2018, que reuniu cerca de 1,5 mil estudantes. Ao todo, participaram 136 equipes com integrantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio de 53 instituições de ensino público e privado.

Considerado um dos maiores eventos do País nesse segmento, o Festival envolve pesquisa e inovação, com uma programação repleta de atividades. Ao longo dos dois dias, ocorreram reuniões de equipes, treinos, rounds oficiais e oficinas. Para concluir mais uma edição de sucesso, foram conhecidos os premiados de todas as modalidades: Cidade-LaboratórioDesafio de Drones, do Desafio de Robôs e Incubando Ideias.

​MOST​RA MARISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICAmostracientifica-2018.jpg

Inspirados por grandes pesquisadores – Ada Lovelace (1815-1852), René Descartes (1596-1650), Marie Curie (1867-1934) e Leonardo da Vinci (1452 – 1519), mais de 400 adolescentes e jovens do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio dos nossos Colégios apresentaram seus trabalhos de iniciação científica produzidos nos últimos meses. Mediados por 35 educadores, diferentes temas foram abordados nas quatro áreas do conhecimento.

​A programação também contemplou a presença de pesquisadores convidados. Fagner Deport, mestre em Comunicação, relatou os aprendizados conquistados através da sua dissertação sobre o imaginário masculino nas animações da Disney. Já o professor Paulo Prates Jr. falou sobre como o DNA é fundamental para esclarecer questões da natureza.​

Para Patrícia Saldanha, supervisora das Bibliotecas dos Colégios da Rede Marista, a Mostra Marista de Iniciação Científica reflete o quanto a pesquisa científica vem se qualificando em nossos Colégios. “Os estudantes querem debater assuntos da nossa sociedade com aprofundamento teórico. A Mostra proporciona esse espaço, e eles valorizam como um meio de compartilhar os conhecimentos que foram construídos com a mediação dos educadores, ao longo do semestre". ​​

MOSTRA MARISTA DE ARTE

mostra-arte-2018-publico.jpg​​​Realizada pela primeira vez, a Mostra Marista de Arte​ nasceu com a intencionalidade de valorizar a criação artística desenvolvida pelos nossos estudantes e educandos. Trata-se de uma iniciativa que visa reconhecer as múltiplas manifestações culturais, promovendo um espaço de expressão e celebração da arte, a partir do nosso jeito de educar e aprender.

"Nosso objetivo é formar cidadãos que entendam a arte como um campo de apreciação, de construção de si e entendimento do outro; um espaço de fruição e reflexões, um meio de questionar a vida; uma possibilidade de extravasar, aprender novas técnicas e experienciar e, principalmente, um terreno altamente possível para a autoestima e inclusão genuína dos sujeitos", ressalta Ana Cristina Alves, assessora da área de Linguagens, Códigos e suas Tenologias dos Colégios da Rede Marista.

Foram inscritos 370 projetos, dos quais 137 foram selecionados para compor a Mostra, além de apresentações de música, canto, teatro e dança. A programação trouxe, ainda, oficinas de desenho e pintura, oferecidas em parceria com a empresa de materiais escolares Tris, através do projeto Escola Criativa.​​​