Navegar para Cima

Nossas Notícias

Jovens pesquisadores compartilham seus aprendizados

19/09/2018
Iniciação Científica
Cerca de 400 estudantes protagonizaram pesquisas em variados temas e apresentaram durante a nossa Mostra de Iniciação Científica.

​​​​​​​​​​O que Ada Lovela​ce (1815-1852), René Descartes (1596-1650), Marie Curie (1867-1934) e ​Leonardo da Vinci (1452 – 1519) têm em comum? Além de serem grandes pensadores da história, todos eles foram instigados pela pesquisa ao longo de suas jornadas. E esse é justamente o ponto que de conexão com os estudantes maristas que participaram da nossa Mostra de Iniciação Científica​, realizada nesta terça-feira, 18/9.

Durante o turno da manhã e da tarde, mais de 400 adolescentes e jovens do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio dos nossos Colégios apresentaram seus trabalhos de iniciação científica produzidos nos últimos meses. Mediados por 35 educadores, diferentes temas foram abordados nas quatro áreas do conhecimento:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Um total de 37 trabalhos trouxe reflexões acerca de variadas temáticas, como a influência da física quântica sobre os relacionamentos interpessoais, a utilização do plástico hidrossolúvel como uma alternativa para diminuir a poluição do planeta; a reutilização do lixo encontrado nos oceanos como combus​tível, entre outras pesquisas.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Para onde vai o seu lixo? Colorismo: como se definir negro no Brasil? Quais são os diferentes tipos de exclusão presente no ambiente escolar? Por que a pesquisa científica é desvalorizada no Brasil? Essas e outras dezenas de perguntas guiaram os 37 trabalhos científicos elaborados pelos estudantes.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

A desigualdade e a falta de oportunidades no ensino; o brincar como elemento estimulador da linguagem; a falta do reconhecimento a grandes mulheres que viveram a sombra de homens que levaram o crédito por suas criações; esses e outros temas foram aprofundados por meio de 12 pesquisas produzidas.

Matemática e suas Tecnologias

A Reforma da Previdência e seus possíveis impactos em moradores de comunidades carentes; as relações matemáticas nas escalas musicais; a ineficiência estatal no cotidiano dos brasileiros; a presença da matemática nas leis do trânsito; foram algumas das temáticas refletidas nas 11 produções científicas apresentadas.


CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Ao final do dia, cada área do conhecimento contou com representantes para compartilhar uma síntese dos assuntos debatidos, com uma breve explanação dos tópicos sistematizados. Houve, ainda, uma breve apresentação teatral da Mostra Marista de Arte​, com o grupo de estudantes do Colégio Marista Aparecida, de Bento Gonçalves, que apresentou a esquete Imitose.

​A programação também contemplou a presença de pesquisadores convidados. Fagner Deport, mestre em Comunicação, relatou os aprendizados conquistados através da sua dissertação sobre o imaginário masculino nas animações da Disney. Já o professor Paulo Prates Jr. falou sobre como o DNA é fundamental para esclarecer questões da natureza.

Para Patrícia Saldanha, supervisora das Bibliotecas dos Colégios da Rede Marista, a Mostra Marista de Iniciação Científica reflete o quanto a pesquisa científica vem se qualificando em nossos Colégios. “Os estudantes querem debater assuntos da nossa sociedade com aprofundamento teórico. A Mostra proporciona esse espaço, e eles valorizam como um meio de compartilhar os conhecimentos que foram construídos com a mediação dos educadores, ao longo do semestre".


REVISTA MOSTRA MARISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA​

Posteriormente, as pesquisas, em forma de artigos, serão compiladas na nossa Revista Mostra Marista de Iniciação Científica. Trata-se de uma coletânea dos trabalhos elaborados pelos participantes da Mostra que possibilita a experiência da publicação das produções científicas nos moldes exigidos por um periódico desse segmento.​