Navegar para Cima

Nossas Notícias

Afeto que constrói significados

27/07/2018
Nosso jeito de educar
Práticas que promovem a significação e o reconhecimento da linguagem no processo de letramento e alfabetização facilitam a aprendizagem.

​​Vogais, consoantes, sílabas e palavras têm seu papel reduzido quando o assunto é alfabetização (codificar letras e números) e letramento (interagir socialmente a partir da leitura e da escrita) nos primeiros anos de vida das crianças. Por maior que seja a ansiedade de muitos adultos e das próprias crianças, em determinados momentos, o processo efetivo de ler e escrever requer etapas que precisam ser respeitadas, sobretudo na primeira fase que compreende a Educação Básica: a Educação Infantil.

Dos 2 aos 5 anos, as crianças vivenciam um período natural de reconhecimento de signos que é potencializado pelo auge da sua capacidade de assimilação. Conforme explica a supervisora pedagógica dos Colégios da Rede Marista Loide Pereira Trois, durante esse estágio, a criança inicia, ainda que inconscientemente, a construção de seu repertório de significados, pois está buscando compreender a natureza da linguagem que está em sua volta.

“Canções, trava-línguas, adivinhas e poemas, por exemplo, são gêneros textuais adequados para o desenvolvimento da capacidade simbólica das crianças, pois comunicam e decodificam mensagens a elas de forma lúdica", enfatiza Loide.

Ainda que o exercício livre da escrita seja aperfeiçoado no começo do Ensino Fundamental, é durante a Educação Infantil que o papel de um elemento específico se destaca: o afeto. Seja na interpretação de uma música ou na contação lúdica de histórias, alimentar a imaginação das crianças acelera o processo de associação e significação, pois transforma o aprendizado em algo prazeroso. É nessa hora que os educadores e até mesmo os pais são parceiros ideais.

“Transformar o desenho e a leitura em hábitos entre pais e filhos, por exemplo, é uma forma de desenvolver a consciência pela busca do conhecimento, da reflexão e da argumentação. Dessa forma, o estudante aprende a se posicionar e foge da superficialidade de uma alfabetização mecânica, que limita sua desenvoltura interpretativa", esclarece Loide.​​

Para interagir com seu filho!

  • Faça uma leitura diária.
  • Incentive-o a desenhar com você.
  • Cuide do repertório (boas referências e espaço adequado).
  • Interprete os personagens que ele gosta.
  • Incentive suas descobertas.