O prazer da descoberta e da experimentação que o conhecimento científico desperta um cidadão questionador e crítico, capaz de relacionar saberes e redescobrir a aplicação das teorias no cotidiano. Essa prática é incentivada diariamente em nossos Colégios e Unidades Sociais e, desde 2016, organizamos a Mostra Marista de Iniciação Científica, voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Em seu terceiro ano consecutivo de realização, o evento ocorre no dia 18/9, terça-feira, no Prédio 41 da PUCRS. Confira a programação e o edital.
GRANDES PENSADORES INSPIRAM EDIÇÃO 2018
Neste ano, selecionamos como tema quatro grandes pensadores da história para inspirar pesquisas nas quatro áreas do conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Linguagens e suas Tecnologias). São eles:
Ada Lovelace (1815-1852)
“A imaginação é a faculdade da descoberta, predominantemente. É ela que penetra nos mundos invisíveis que nos rodeiam, nos mundos da ciência.”
Escritora e matemática inglesa que é considerada a primeira programadora computacional da história, pois escreveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina.
A 2ª terça-feira de outubro é conhecida como o Dia da Ada Lovelace, data para inspirar mulheres a trabalhar na área de tecnologia.
René Descartes (1596-1650)
"Penso, logo existo."
Filósofo, físico e matemático francês, que foi uma das figuras-chave da Revolução Científica. Chamado de pai da matemática moderna e fundador da filosofia moderna, sugeriu a fusão da álgebra com a geometria, fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome (cartesiano).
Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
Marie Curie (1867-1934)
"Seja menos curioso sobre as pessoas e mais curioso sobre as ideias."
Química e física polonesa, naturalizada na França, foi criadora da Teoria da Radioatividade, campo em que conduziu pesquisas pioneiras. Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel.
Em 1903, obteve o título de doutora, tornando-se a primeira mulher a receber o título na Universidade de Sourbonne. Expôs-se a doses excessivas de raios X em seus trabalhos durante a Primeira Guerra Mundial.
Leonardo da Vinci (1452-1519)
“Aprenda a observar e perceba que tudo se conecta.”
Pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, inventor, anatomista escritor, poeta e músico italiano. É considerado a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido até hoje.
Foi o inventor de uma técnica que os italianos chamaram de “sfumato”, que consistia em fazer com que uma forma se misturasse a outra por meio de contornos embaçados e cores suaves.
VEJA COMO FOI A ÚLTIMA EDIÇÃO
REVISTA MOSTRA MARISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Posteriormente, as pesquisas, em forma de artigos, serão compiladas na nossa Revista Mostra Marista de Iniciação Científica. Trata-se de uma coletânea dos artigos elaborados pelos participantes da Mostra. Os artigos são resultados de experiências dos estudantes nos seus espaços escolares voltados para a Iniciação Científica. A publicação está organizada de forma a contemplar as quatro áreas do conhecimento.