Nossas Notícias

Inovação por meio da Robótica

06/09/2018
Inovação
Nos dias 18 e 19/9, nosso Festival de Róbótica Educacional mobilizará cerca de 1,5 mil estudantes e educadores em pesquisas e desafios.

​​​​Considerado um dos maiores encontros do segmento no País em número de equipes, nosso Festival de Robótica Educacional​ retorna em 2018 em franca expansão. São esperados 1,5 mil estudantes e educadores para protagonizar pesquisas e desafios sobre o tema Tabela Periódica dos Elementos Químicos, mesma temática que será abordada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019.

Nesta edição, 136 equipes – com integrantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio de 53 instituições de Educação Básica e de Ensino Superior (públicas e privadas) – se inscreveram para participar de algum dos quatro desafios que compõem a programação do encontro:

DESAFIO DE ROBÔS

desafio-de-robôs.pngA partir de um tema d​eterminado, estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas são desafiados a construir um robô, elaborar pesquisa, projetos e tarefas diversificadas.

Consiste em programar robôs para realizar tarefas nas chamadas arenas, que envolvem estratégia e criatividade. O robô também é avaliado por banca avaliadora. Foi esse desafio que deu origem ao nosso Festival, há dez anos.

DESAFIO DE DRONES

desafio-de-drones.pngEm uma arena de 10mx14mx5m protegida por tela, as equipes precisam realizar missões com um tema determinado, em partidas de 5 minutos. Além da pontuação específica de cada missão, o menor tempo do trajeto é critério para definir o vencedor. Entre as habilidades desenvolvidas, destaca-se a pilotagem, a legislação e a estratégia.

Participam desse desafio estudantes da Educação Básica, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Superior da rede pública e privada. Nesta edição, também haverá equipes de Garagem (equipes sem vínculo com instituições de ensino).​​

CIDADE-LABORATÓRIO

cidade-laboratório.pngEstudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas participam dessa modalidade, na qual criam soluções para as cidades a partir do tema central proposto, levando em consideração suas aplicações e importância para a sociedade.

Nesse desafio, os estudantes criam cidades virtuais utilizando o software Minecraft Edu, levando em consideração os aspectos relevantes para a sociedade, tais como saneamento básico, consumo de energia e mobilidade urbana.

INCUBANDO IDEIAS

incubando-ideias.pngÉ uma jornada empreendedora que envolve equipes mistas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e do Ensino Superior, de instituições públicas ou​ privadas, contando com apoio de universitários da Graduação e Pós-Graduação.

A partir de uma temática central, as equipes serão incentivadas a projetar, documentar e criar soluções que envolvam a construção de aplicações e/ou protótipos para Cidades Inteligentes. Este desafio busca fomentar o empreendedorismo e oportunizar reflexões sobre os impactos da transformação digital nas cidades.​

OFICINAS GRATUITAS E ABERTAS AO PÚBLICO

Uma das novidades da edição deste ano do nosso Festival é o oferecimento de oficinas gratuitas e abertas ao público de todas as idades. São muito bem-vindos familiares, estudantes, educadores, colaboradores maristas e visitantes em geral.

Durante a manhã e tarde do dia 18/9, terça-feira, será possível aprender um pouco mais sobre Modelagem 3D, Logística Internacional, Eletrônica, Origami Modular (esculturas com várias folhas de papel), Programação, entre outros assuntos*. Também constam na programação workshops conduzidos pela Microsoft, empresa parceira do Festival​, nos quais são apresentados alguns de seus principais sistemas e inovações.

A inscrição é simples: clique no botão abaixo, informe seus dados no formulário online e aguardar confirmação. Em caso de dúvidas e informações, envie e-mail para:[email protected].

* Importante: caso as vagas para uma oficina esgotem, esta desaparecerá automaticamente da lista do formulário.

Inscreva-se!

CONHEÇA MAIS SOBRE O EVENTO​

Contato para dúvidas e esclarecimentos: