Navegar para Cima

Nossas Notícias

Cidade-Laboratório 2018 conhece premiados dos Anos Iniciais

18/09/2018
Inovação
No primeiro dia do nosso Festival de Robótica Educacional, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram premiados no desafio da Cidade-Laboratório.

​​​​​​​Na modalidade Cidade-Laboratório do Festival Marista de Robótica 2018, um total de 20 equipes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas foram desafiadas a propor soluções para situações do cotidiano, a partir do tema central do evento: Tabela Periódica dos Elementos Químicos.​

As atividades envolvem a pesquisa orientada por educadores nos Colégios e a rea​lização prévia de um vídeo com especialistas entrevistados. Tudo isso é protagonizado pelos estudantes, levando em consideração os aspectos relevantes para a sociedade, tais como saneamento básico, consumo de energia e mobilidade urbana.

Além dessas produções, são criadas cidades virtuais, a partir do software Minecraft Edu. Neste primeiro dia do Festival, 18/9, foram conhecidos os vencedores da categoria Iniciante, que envolvem grupos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 

INICIANTE​ | ANOS INICIAIS

  • 1º lugar: R​osárioCraft - Marista Rosário

  • 2º lugar: Erelab 1 - Marista Medianeira

  • 3º lugar: Dmitri's Periódicos - Marista Aparecida

Segundo Lisandra Catalan, ​assessora da área de Ciências da Natureza dos Colégios da Rede Marista, os estudantes são incentivados a construir o conhecimento a partir das conexões que surgem com as pesquisas realizadas, interligando diferentes saberes. "Além de trabalhar a ludicidade e se aproximar da realidade das crianças e dos adolescentes, o desafio da Cidade-Laboratório possibilita que os estudantes exerçam seu protagonismo por meio de soluções desenvolvidas no mundo virtual com aplicação no mundo real", explica.​


equipe1 cidlab.jpg
1º lugar: RosárioCraft - Marista Rosário

equipe2 cidlab.jpg
2º lugar: Erelab 1 - Marista Medianeira

equipe3 cidlab.jpg.jpg
3º lugar: Dmitri's Periódicos - Marista Aparecida