Sábado letivo: a aprendizagem em foco

24/09/2020
Educação
Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participam de aulas virtuais por área do conhecimento

​​Os sábados letivos dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do Marista Champagnat têm sido de muito aprendizado, criatividade e interação. Essas aulas online especiais são realizadas por área do conhecimento, com metodologia diferenciada na abordagem das temáticas e a realização de um produto final, atividade avaliativa.

Os conteúdos trabalhados são relacionados a problemáticas do cotidiano, interligando teoria e prática e aproximando professor e aluno. Confira o planejamento do último sábado letivo realizado:

6º ano do Ensino Fundamental: área do conhecimento de Ciências Humanas, temática impactos socioambientais. Instrumento de avaliação formativa trabalhado: produção em grupo de uma reportagem que aborde sobre as mudanças decorrentes da construção de um empreendimento em uma cidade fictícia e seus possíveis impactos ambientais, culturais, éticos e religiosos.

7º ano do Ensino Fundamental: área do conhecimento de Ciências da Natureza, temática extinção e impactos nos biomas. Instrumento de avaliação formativa trabalhado: criação de uma lista do bem, práticas para a conservação da biodiversidade.

8º ano do Ensino Fundamental: área do conhecimento de Linguagens, temática Extraordinário, Romance por R. J. Palacio “Sentimentos importantes em busca da superação”. Instrumento de avaliação formativa trabalhado: carta escrita e ilustrada (fotos ou desenho) sobre a situação da pandemia e sobre o futuro após esse período de quarentena.​

9º ano do Ensino Fundamental: área do conhecimento de Matemática, temática a geometria aplicada nas construções. Instrumento de avaliação formativa trabalhado: construção de planta baixa da casa; cálculo da área e perímetro de cada ambiente da construção selecionada; cálculo do custo da reforma/melhoria/ampliação da construção; cálculo da quantidade de materiais utilizados. Uso de um software para a construção em perspectiva da construção (Sketchup, Minecraft).

1º ano do Ensino Médio: área do conhecimento de Ciências Humanas, temática Antropoceno e Amazônia. Instrumento de avaliação formativa trabalhado: o produto final foi apresentado aos estudantes posteriormente nas aulas dos componentes curriculares da área.

2º ano do Ensino Médio: área do conhecimento de Linguagens, temática entre o realismo e o fantástico.​ Instrumento de avaliação formativa trabalhado: vídeo com narração da história de um dos contos dos autores Edgar Allan Poe e Anton Tchekov.

3º ano do Ensino Médio: áreas do conhecimento de Ciências da Natureza e Matemática, temática preparação para Enem e vestibulares.​ Instrumento de avaliação formativa trabalhado: resolução de desafios sobre os conhecimentos vinculados à física e matemática.

Os próximos sábados letivos dos Anos Finais e do Ensino Médio do Marista Champagnat serão realizados nos dias 26/9, 3 e 24/10, 14 e 28/11, . As aulas acontecem das 9h às 11h50, pela plataforma Teams. ​​

Confira aqui a matéria do primeiro sábado letivo online 2020

Sobre os Anos Finais do Marista Champagnat

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.​

Sobre o Ensino Médio do Marista Champagnat

Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.​