Projeto Novos Horizontes: saiba mais sobre a edição 2021

18/06/2021
Preparação para o futuro
Organizado pelo Serviço de Orientação educacional, Projeto Novos Horizontes visa a transição dos terceiranistas

​O Projeto Novos Horizontes visa a transição dos estudantes concluintes da educação básica para outras possibilidades, encorajando-os a buscarem a realização do seu Projeto de Vida.

Os ritos de passagem são processos fundamentais do desenvolvimento humano. Ao mesmo tempo, são pontos de chegada e de partida. Durante a Educação Básica vive-se pelo menos três ciclos com essas caraterísticas, sendo eles a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para isso, as cerimônias ou momentos que marcam estas mudanças de níveis de ensino representam à comunidade educativa, sobretudo aos estudantes e seus familiares, um momento de celebração das etapas concluídas e de preparação para a novo momento que se iniciará.

O último ano na escola é repleto de incertezas e, ainda vivendo em meio a uma pandemia, a imprecisão sobre o amanhã fica ainda mais latente para esses estudantes. Para a Orientadora Educacional, Gabriela Maria dos Santos, “seguindo os nossos valores como o Espírito de Família e sendo Presença acolhedora, atenta e disponível na vida desses estudantes, preparamos um projeto com a intenção de auxiliar os terceiranistas nessa caminhada". O projeto intitulado Novos Horizontes, desenvolvido dentro do Projeto de Vida, será uma maneira de marcar as ações dessa iniciativa para toda a comunidade escolar.

A rota do pro​jeto

As ações do projeto estão ancoradas na realização de múltiplos espaços para os estudantes como palestras, oficinas, workshops e debates inteiramente realizados no ambiente virtual do Colégio. Para Gabriela, as ações foram pensadas com o objetivo de não só auxiliar os estudantes na transição entre escola e novos horizontes de atuação fora da escola, como também repensar o seu projeto de vida frente a pandemia e os impactos dela.   "Estamos em um momento ainda atípico onde é necessário repensar a forma de ver e viver. Isso não significa abdicar dos sonhos, mas é preciso mudar a rota e o meio para alcançá-los. O importante é lembrar que em algum momento a pandemia vai acabar e quando isso acontecer que possamos olhar para​ trás e enxergar com gratidão o trajeto que fizemos.", completa a educadora.

Projeto d​e Vida

Uma das preocupações de formação educativa do Colégio está relacionada a consolidação do projeto de vida de cada estudante. Para a Coordenadora de Pastoral do Colégio, Jéssica Cicarolli, é importante ressaltar a atuação da escola nesses momentos, “a educação Marista é fundamentada na educação integral, assim, o processo de autoconhecimento, escolhas profissionais, responsabilidade social e a reflexão vocacional, elementos da construção de um projeto de vida, é parte integrante da formação dos estudantes", afirma a educadora.

Plataforma FTD  Minha Escolha - Orientação Profissio​nal

Em parceria com a FTD Educação, o Colégio disponibiliza uma importante ferramenta para o auxílio na preparação dos estudantes para o ingresso no Ensino Superior. Os estudantes contam com o teste vocacional Minha Escolha. A plataforma traz questões de autoconhecimento e carreira profissional, e gera resultados a partir do perfil do adolescente e a afinidade com cursos e áreas do conhecimento. Com eles, é possível se aprofundar nos cursos de interesse e tomar uma decisão mais consciente. Com linguagem jovem, o Minha escolha oferece aos estudantes questões de autoconhecimento e profissão. Todo o percurso é orientado pela Vitória, uma personagem adolescente, que explica cada passo e traz informações relativas à entrada na universidade.​

Coaching Vocacio​nal

O Coaching Vocacional é desenvolvido com o propósito de auxiliar e tornar possível um momento de maior conhecimento e menos ansiedade para as escolhas profissionais.    Assim, a profissional responsável por aplicar a metodologia, orienta os estudantes que estão em fase de escolha profissional, proporcionando o poder de escolha para o jovem, através do autoconhecimento, levantamento de maturidade, conhecimento de seus desejos, habilidades, valores e crenças.

Marista Mais+​​

O  projeto Marista Mais+ retomou as atividades com videoaulas, lives e novidades de acesso ao conteúdo. Destinado aos estudantes terceiranistas do Ensino Médio, ele complementa os preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Lançado em 2020, o Marista Mais+ foi estruturado em formato de série, com sete temporadas de cinco episódios cada, todas relacionadas com as quatro áreas do conhecimento exigidas pelo Enem e a redação. Além disso, o projeto também contou com lives mensais que reuniram estudantes, educadores e famílias dos Colégios da Rede Marista. Para este ano, o modelo foi mantido, agora com a criação da trilha Para além da sala de aula: olhares e cuidados no percurso até a prova, que abordará elementos para além das questões acadêmicas, protagonizada pelos Serviços​ de Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Pastoral Escolar.

Saiba mais sobre a segunda edição do projeto, clicando aqui.

​​ Texto auxiliar da imagem

​​​​Quer conhecer mais sobre o nosso Ensino Médio?