Navegar para Cima

Notícias

Saiba tudo sobre o projeto novos horizontes

06/11/2020
Preparação para o futuro
Organizado pelo Serviço de Orientação educacional, Projeto Novos Horizontes visa a transição dos terceiranistas

O Projeto Novos Horizontes visa a transição dos estudantes concluintes da educação básica para outras possibilidades, encorajando-os a buscarem a realização do seu Projeto de Vida.

Os ritos de passagem são processos fundamentais do desenvolvimento humano. Ao mesmo tempo, são pontos de chegada e de partida. Durante a Educação Básica vive-se pelo menos três ciclos com essas caraterísticas, sendo eles a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para isso, as cerimônias ou momentos que marcam estas mudanças de níveis de ensino representam à comunidade educativa, sobretudo aos estudantes e seus familiares, um momento de celebração das etapas concluídas e de preparação para a novo momento que se iniciará.

Em virtude das mudanças provocadas pela pandemia, as ações do Projeto Novos Horizontes, previstas para serem realizadas com os estudantes da turma de Terceiro ano EM tiveram de ser reorganizadas para encaixarem-se ao contexto e as demandas emergentes deles. Nesse cenário e com o tema Já não dá mais pra ser quem a gente era, o projeto foi reorganizado a fim de fomentar a reflexão e a discussão sobre quais os questionamentos que provém do período de distanciamento físico e qual a necessidade de reinventar-se nesse período de transição.

​Redesenhando a rota

As ações do projeto estão ancoradas na realização de múltiplos espaços para os estudantes como palestras, oficinas, workshops e debates inteiramente realizados no ambiente virtual do Colégio. Para Debora Schmidt, Orientadora Educacional do Colégio, as ações foram pensadas com o objetivo de não só auxiliar os estudantes na transição entre escola e novos horizontes de atuação fora da escola, como também repensar o seu projeto de vida frente a pandemia.​​ ​"Vivemos um momento atípico onde é necessário repensar a forma de ver e viver a vida, isso não significa abrir mão dos sonhos, mas é preciso mudar a rota e o meio para alcançá-los, porque já não somos mais os mesmos de quando sonhávamos aquele sonho e com o passar dos dias estamos adquirindo novos objetivos e percepções. Importante lembrar que em algum momento pandemia vai acabar e quando isso acontecer que possamos olhar pra trás e enxergar que já não somos mais quem a gente era, porque nos reconstruímos, porque nos reinventamos e nos tornamos pessoas melhores, mais conscientes, empáticas, afetivas e com mais gratidão", completa a educadora.

 


Projeto de Vida

Uma das preocupações de formação educativa do Colégio está relacionada a consolidação do projeto de vida de cada estudante. Para o Coordenador de Pastoral do Colégio, Jean Arcari, é importante ressaltar a atuação da escola nesses momentos,  “A educação Marista é fundamentada na educação integral, assim, o processo de autoconhecimento, escolhas profissionais, responsabilidade social e a reflexão vocacional, elementos da construção de um projeto de vida, é parte integrante da formação dos estudantes", afirma o educador.

Você sabe quais são os 4 pilares do Projeto de Vida?

A temática da criação de um projeto de vida é vista a partir de quatro pilares: dinamicidade e processualidade; temporalidade (passado, presente e futuro); relacionalidade (o eu, o/a outro e a sociedade); integralidade da pessoa.



Plataforma FTD  Minha Escolha - Orientação Profissional

Em parceria com a FTD Educação, dá um passo importante na preparação dos estudantes para o ingresso no Ensino Superior. Os estudantes contam com o teste vocacional Minha Escolha. A plataforma traz questões de autoconhecimento e carreira profissional, e gera resultados a partir do perfil do adolescente e a afinidade com cursos e áreas do conhecimento. Com eles, é possível se aprofundar nos cursos de interesse e tomar uma decisão mais consciente. Com linguagem jovem, o Minha escolha oferece aos estudantes questões de autoconhecimento e profissão. Todo o percurso é orientado pela Vitória, uma personagem adolescente, que explica cada passo e traz informações relativas à entrada na universidade.


Projetando Futuro – PUCRS​​

Contribuir na construção de projetos de vida e de carreira de estudante de ensino médio, através da promoção de atividades formativas, vivenciais e marcantes, alinhadas às expectativas e demandas para o Novo Ensino Médio. Criando vínculo significativo entre a Universidade e os estudantes, através de uma experiência encantadora, que influencie no processo de escolha e faça com que o participante opte pelos cursos da PUCRS. 

Conheça aqui a plataforma Projetando Futuro​​

UM PORTFOLIO DE EXPERIENCIAS EM MÚLTIPLOS FORMATOS relacionadas a projeto de vida e de carreira, voltadas a estudantes de ensino médio. Projeto liderado pela Diretoria de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUCRS, com o apoio de parcerias internas e externas.

O PORTFOLIO: Através de uma abordagem psicoeducativa, a plataofrma tem o objetivo de desenvolver atividades interativas relacionadas à temática projeto de vida e de carreira para estudantes de ensino médio. O portfólio é dividido em 3 segmentos:

PROJETO DE VIDA Reflexões e questionamentos sobre as cinco dimensões do Projeto de Vida (psicoafetiva, psicossocial, política, espiritual e técnica), para que o usuário crie seu personal map, estabeleça pequenas metas para continuar projetando seu futuro e alcançar seus objetivos.

PROTAGONISMO Smart Papers produzidos por Professores e especialistas da universidade sobre temáticas que contribuem para o protagonismo do jovem: Educação Midiática, Educação Financeira, Educação para a Carreira, Empreendedorismo e inovação

INSTITUCIONAL Alguns conteúdos direcionarão o usuário para o conhecimento de determinados serviços oferecidos pela universidade, de modo que o adolescente consiga visualizar possibilidades dentro de um curso de ensino superior que estejam alinhadas com o seu projeto de vida.​

Coaching Vocacional

O Coaching Vocacional é desenvolvido com o propósito de auxiliar e tornar possível um momento de maior conhecimento e menos ansiedade para as escolhas profissionais.    Assim, a profissional responsável por aplicar a metodologia, orienta os estudantes que estão em fase de escolha profissional, proporcionando o poder de escolha para o jovem, através do autoconhecimento, levantamento de maturidade, conhecimento de seus desejos, habilidades, valores e crenças. 


Marista Mai​s​

Utilizando uma linguagem jovem, despojada e voltada aos estudantes, o Marista Mais​ é uma ferramenta pedagógica que vem para somar na preparação e qualificação dos hábitos de estudos dos estudantes do Terceiro ano EM. A programação do projeto faz analogia às Séries, dividindo cada episódio (aula) em temporadas (cada mês). De maio a novembro, serão disponibilizados aos terceiranistas 5 episódios por mês e um bônus. Vale lembrar que o episódio extra é realizado mensalmente em forma de live para os estudantes e famílias.

Saiba mais sobre nosso Ensino Médio, clicando aqui