Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.
Nosso jeito de educar
A aprendizagem por meio de um currículo interdisciplinar e permeada pelo desenvolvimento de valores humano-cristãos possibilta uma formação integral dos estudantes, visando o despertar para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. Paralelamente aos conteúdos, as unidades da Rede Marista trabalham o protagonismo juvenil fundamentado na justiça, igualdade, empatia e humanização. Esses pilares fortalecem outros pilares do segmento, como o incentivo à leitura e à escrita, organização dos hábitos de estudo e a intercionalização.
Período de Descobertas
Os Anos Finais também são um perído de descobertas, no qual os jovens têm a oportunidade de participar de saídas de estudo e viagens culturais, como forma de ampliar conhecimentos e associar a aprendizagem de sala de aula ao cotidiano.
O incentivo à investigação científica, já presente nos Anos Iniciais, segue consistente. Desafiados a realizar pesquisas que ampliam e sistematizam o saber, os estudantes apresentam suas produções em eventos internos e são encorajados a participar de salões e congressos, além da Mostra Marista de Iniciação Científica, que anualmente reúne trabalhos realizados em todas as nossas unidades. Dessa forma, aprendem a defender ideias e propostas, desenvolvendo competências e habilidades para uma atuação mais ética, cidadã e protagonista.
Matrizes Curriculares
Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu dia a dia e, futuramente, na vida profissional. Organizadas por áreas do conhecimento – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Metemática –, são uma renovação do fazer pedagógico, incentivando os alunos a resolver situações-problema e empregando os conteúdos de forma integrada e a partir de uma sequência de atividades.
Diferenciais dos Anos Finais EF
PROJETO FLY HIGH
Dando continuidade ao projeto iniciado nos Anos Iniciais EF, a partir de 2021 o programa Fly High, que é composto de uma carga horária semanal de 5 horas-aula de Língua inglesa, será gradativamente implementado no currículo dos Anos Finais EF. Assim, por meio de uma metodologia atualizada, em que os alunos interajam entre si, as aulas são baseadas em projetos e soluções de problemas, tornando a sala de aula um ambiente de troca do conhecimento onde todos contribuem para o processo de aprendizado.
CURRÍCULO DINÂMICO
Nossas aulas são pensadas a partir de sequências didáticas, metodologia que reúne os componentes curriculares por áreas de conhecimento e amplia as possibilidades de compreensão de um único problema. Dessa forma, o estudante é desafiado a relacionar diferentes saberes, desenvolvendo um raciocínio mais criativo, amplo e contextualizado, a partir de temas e situações do seu dia a dia.
ESPORTE E SAÚDE
Muito além da prática da Educação
Física, as atividades esportivas extraclasse estimulam o trabalho em equipe, a cooperação e
o cuidado com o corpo e a mente. Os jovens constroem uma visão geral sobre o corpo,
trabalhando questões físicas, biológicas e psicológicas durante as atividades.
LEITURA E CRIATIVIDADE
O incentivo à leitura é uma prática constante no dia a dia da nossa escola. Além das atividades em aula e na Biblioteca, as aprendizagens são ampliadas por meio da Semana Cultural, com apresentações artístico-culturais referentes aos textos literários trabalhados em sala de aula.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Nosso Projeto de Iniciação Científica possibilita
a construção de saberes por meio da pesquisa científica. Trata-se de uma
atividade interdisciplinar, que abrange todas as áreas do conhecimento, além de
contar com experiências e aplicação dos temas em situações do cotidiano.
SISTEMA MARISTA DE EDUCAÇÃO
A partir do uso do SME, o processo de aprendizagem assume diferentes perspectivas não lineares, mas complementares e com inter-relações, dentre pode-se destacar: a aprendizagem consciente, cooperativa, continuada, interdisciplinar, contextualizada, significativa e como síntese pessoal.