Níveis de Ensino

Anos Iniciais

É aqui que o estudante aprofunda a construção de seus valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão.

​CONSTRUIR VALORES NOS COMPLETA

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.​​

Texto auxiliar da imagem

Ambientes de aprendizagem dos Anos Iniciais​

​DIFERENCIAIS

PROJETOS INTERDISCIPLINARES
A metodologia de ensino e aprendizagem dos Anos Iniciais incentiva a resolução de situações-problemas sobre os projetos desenvolvidos em sala e os estudantes são desafiados a fazer perguntas, a levantar hipóteses, a pesquisar sobre um determinado tema envolvendo todas as áreas do conhecimento. Essa metodologia é enriquecida com atividades culturais e saídas a campo ao longo do ano letivo.

TRABALHOS EM PEQUENOS GRUPOS
Os agrupamentos é uma forma de atender de forma mais próxima, de personalizar, escutar as demandas do grupo e oportunizar ao estudante a ocupação do seu local de protagonista. Os estudantes aprendem uns com os outros, socializam​ conhecimentos e recebem mediações específicas, de acordo com o potencial de cada grupo.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Incentivar a iniciação científica e propor situações nas quais os estudantes se coloquem no papel de pesquisadores é um dos objetivos da nossa proposta pedagógica. Eventos como a Mostra do Conhecimento, a Mostra Cultural, as aulas de campo e o Laboratório de Multiaprendizagem são exemplos de espaços e tempos pensados para o estudante vivenciar a ciências de forma prática e numa perspectiva de investigação.

MUSICALIZAÇÃO
Consideramos a música como uma linguagem e como uma forma de ampliarmos o repertório cultural dos estudantes.  Semanalmente, fazendo parte do currículo escolar, os estudantes participam de aulas de músicas e​xercitando a escuta e o uso de diversos instrumentos para favorecer a percepção e o gosto pela música. Os estudantes do 4º e 5º ano aprendem a tocar a flauta e podem participar espontaneamente do Grupo Vocal.

mosaico-fotos-site-02.png