É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.
Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.
Planejamento pedagógico dos Anos Iniciais EF
A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.
Matrizes Curriculares
Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.
Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento, a partir de uma sequência de atividades.
Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
Diferenciais dos Anos Iniciais EF
AULAS ESPECIALIZADAS
Nos Anos Iniciais, nosso currículo também contempla aulas de Educação Física, Língua Inglesa, Música e Robótica. O objetivo é promover a autoestima, o autoconhecimento e fortalecer a interdisciplinaridade com as crianças. As atividades também incrementam o repertório dos estudantes e constituem um meio de integração social.
A Língua Inglesa é fundamental para nos comunicarmos com o mundo, cada vez mais globalizado e conectado. Dessa forma, desenvolvemos o projeto Fly High. O programa é composto de uma carga horária semanal de 5 horas, sendo assim, uma hora por dia, permitindo, por meio de uma metodologia atualizada, que os alunos interajam entre si e as aulas sejam baseadas em projetos e soluções de problemas, tornando a sala de aula um ambiente de troca do conhecimento onde todos contribuem para o processo de aprendizado.
MUSICALIZAÇÃO
Consideramos a música como uma linguagem e como uma forma de ampliarmos o repertório cultural dos estudantes. Semanalmente, fazendo parte do currículo escolar, os estudantes participam de aulas de músicas exercitando a escuta e o uso de diversos instrumentos para favorecer a percepção e o gosto pela música. Os estudantes do 4º e 5º ano aprendem a tocar a flauta e podem participar espontaneamente do Grupo Vocal.
PROJETOS INTERDISCIPLINARES
A metodologia de ensino e aprendizagem dos Anos Iniciais incentiva a resolução de situações-problemas sobre os projetos desenvolvidos em sala e os estudantes são desafiados a fazer perguntas, a levantar hipóteses, a pesquisar sobre um determinado tema envolvendo todas as áreas do conhecimento. Essa metodologia é enriquecida com atividades culturais e saídas a campo ao longo do ano letivo.
TRABALHOS EM PEQUENOS GRUPOS
Os agrupamentos é uma forma de atender de forma mais próxima, de personalizar, escutar as demandas do grupo e oportunizar ao estudante a ocupação do seu local de protagonista. Os estudantes aprendem uns com os outros, socializam conhecimentos e recebem mediações específicas, de acordo com o potencial de cada grupo.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Incentivar a iniciação científica e propor situações nas quais os estudantes se coloquem no papel de pesquisadores é um dos objetivos da nossa proposta pedagógica. Eventos como a Mostra do Conhecimento, a Mostra Cultural, as aulas de campo e o Laboratório de Multiaprendizagem são exemplos de espaços e tempos pensados para o estudante vivenciar a ciências de forma prática e numa perspectiva de investigação.