Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

O Ensino Médio é uma etapa decisiva da vida escolar e traz uma série de aprendizagens e desafios

​​​​​​​​Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.​

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu e ampliar o exercício da cidadania.

Novo Ensino Médio Marista

A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio até o ano de 2022. Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em 2022, o novo currículo será implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

 


​A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.

Ambientes Educativos

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​​




Matrizes Curriculares

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.​

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento, a partir de uma sequência ​de atividades.

Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativ​amente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais. ​​​



Diferenciais do nosso​​ Ensino Médio


SISTEMA MARIST​​​A DE ED​U​​CAÇÃO 

O Sistema Marista de Educação (SME) é uma solução educacional do Ensino Médio com conteúdos alinhados às diretrizes das Matrizes Curriculares Maristas, que assume diferentes perspectivas não lineares, mas complementares e inter-relacionadas, dentre as quais destacam-se: a aprendizagem consciente, cooperativa, continuada, interdisciplinar, contextualizada, significativa e como síntese pessoal.

FORMAÇÃO DE LIDERA​NÇAS

Atividades que incentivam o protagonismo juvenil, a construção da autonomia, o exercício da ​cidadania e a prática da solidariedade fazem parte do cotidiano escolar em todos os níveis de ensino. O Grêmio Estudantil prioriza a f​ormação de lideranças e as atividades culturais, esportivas e comunitárias, e a Pastoral Juvenil Marista (PJM) permite a vivência da espiritualidade marista.​​

INICIAÇÃO  ​C​IE​N​​​TÍFICA​​

O Projeto de Iniciação Científica​ procura construir co​mpetências e habilidades, por meio da investigação de novos conhecimentos​. Abrange pes​quisas em todas as ​áreas do ​conhecimento, além de experiências diversas com explicação e aplicação no cotidiano. Esta atividade também oportuniza o trabalho​ em equipe e a vivência dos saberes, na prática. ​​

PROJETO NOVOS ​HOR​​​IZONTES​​

O Projeto Novos Horizontes visa a transição dos estudantes concluintes da educação básica para outras possibilidades, encorajando-os a buscarem a​ realização do seu Projeto de Vida.  Para isso, proporcionamos a eles, momentos de vivência e convivência, que os auxiliem no processo de conclusão dessa etapa.​

CURRÍCULO INOV​​ADOR

As aulas são elaboradas a partir de sequências didáticas, metodologia que reúne os componentes curriculares por áreas de conhecimento e amplia as possibilidades de compreensão de um único problema. Dessa forma, o estudante é desafiado a relacionar diferentes saberes, desenvolvendo um raciocínio mais criativo, amplo e contextualizado, a partir de temas e situações do seu dia a dia.

INTERCÂM​BIO 

O projeto Int​​ercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes proporciona aos estudantes viagens para outros países para ampliar seus conhecimentos. Os estudantes do 9º ano EF e 1º ano viajam para o Canadá, o 2º ano para a Inglaterra e o 3º ano para a Austrália e Nova Zelândia.​ A iniciativa possibilita aos jovens viver experiências multiculturais e ter contato com a Língua Inglesa por meio de aulas com professores nativos. O programa contempla atividades culturais, esportivas, passeios pelas cidades e ações que estimulam o trabalho em equipe. ​​​

MARISTA ​​MAIS+

O cenário da educação está em evolução constante e tem crescido de forma ainda mais acelerada nesse período atípico. O papel da tecnologia nesse contexto se fortaleceu, expandindo o conceito de sala de aula. Cientes das oportunidades, a Rede Marista criou o Marista Mais+, um projeto complementar ao ensino presencial que visa construir ações para aprimorar e intensificar os estudos para as avaliações externas, contribuindo com o conhecimento, identidade e projeto de vida de nossos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. A programação conta com episódios em áudio com conteúdos por área do Conhecimento + Redação e lives e webinares temáticos.​​​


​​ Texto auxiliar da imagem