Navegar para Cima

Notícias

Marista Maria Imaculada é representado na PUCRS

12/09/2019
Iniciação Científica
Evento reúne pesquisas elaboradas por estudantes de todos os Colégios da Rede Marista

​​​​​​​​​​O Colégio Marista Maria Imaculada será representado por seis trabalhos na Mostra Marista de Iniciação Científica, que ocorre em 3 de outubro, no Prédio 40 da PUCRS. Realizado de forma concomitante com o Festival Marista de Robótica e com a Mostra Marista de Arte, o encontro é um espaço para a partilha de conhecimentos adquiridos por meio da investigação, uma das principais intencionalidades do jeito marista de educar. São esperados cerca de 500 estudantes para apresentar pesquisas relacionadas às quatro áreas do conhecimento.

Os trabalhos foram produzidos para a Mostra do Conhecimento, e se unem às outras cerca de 90 pesquisas selecionadas em outros eventos semelhantes dos demais Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. O objetivo é incentivar alunos dos Anos Iniciais ao Ensino Médio a fazer descobertas relacionadas aos seus interesses e curiosidades com uma perspectiva acadêmica – com apresentação de análise de dados, resultados, sistematização de ideias e referencial teórico – tornando a investigação um exercício do cotidiano escolar para preparar os jovens para a vida acadêmica e em sociedade.

Compromisso com a sustentabilidade

Neste ano, foram pensadas uma série de iniciativas para evidenciar o compromisso com a sustentabilidade ambiental e reduzir a utilização de plástico. Os participantes receberão lápis ecológicos e canecas feitas de fibra de coco, material ecologicamente correto e reutilizável. Os porta-crachás foram confeccionados com lonas reaproveitadas de edições passadas da Mostra, e os próprios crachás são feitos com papel semente – para que os estudantes plantem mudas de Cravo Francês em suas casas. Os momentos de intervalo também foram planejados com esse viés, e os lanches serão oferecidos em porções individuais, para evitar o desperdício, e feitos com embalagens sustentáveis.

Confira abaixo os trabalhos que irão representar o Marista Maria Imaculad​a:

Ciências Huma​​​nas e suas Tecnologias

​Título: O Mito de Sísifo e a sociedade automática

Autoras: Isadora Desimon da Silva, Luisa Furlan Benetti, Vanessa Rodrigues Lima e Vanessa Mentz Weirich

Resumo: Utilizando a problemática apresentada por Camus em seu livro sobre o sentido da vida e a noção de absurdo elaborada por ele, nosso objetivo é levar as pessoas a um autoquestionamento sobre o seu modo de vida e a automaticidade em que estamos todos submetidos no modelo de sociedade atual. Nosso objetivo principal é por meio de nosso trabalho levar as pessoas a refletirem sobre sua própria vida, utilizando as ideias apresentadas por Camus nessa obra e os pensamentos de outros filósofos que contribuiram para a elaboração do assunto.


Título: Obsolescência programada

Autoras: Antonella Petry Rossi, (Cecíllia Rizzo Reis, Mariana Conte Wazlawik),Mariana Terra Perotoni

Resumo: Obsolescência programada é uma estratégia de marketing que força o consumidor a mudar de aparelhos constantemente e faz com que o lixo eletrônico aumente cada vez mais,


Título: A intervenção dos assédios cotidianos na autoestima da mulher

Autoras: Isadora Santos Braum, Larissa Becker Dias, Victoria Pereira e Vitória Nunes

Resumo: Abordaremos sobre a influência do assédio sexual no cotidiano das mulheres, dando ênfase para aos cenários de assédio enfrentados por mulheres brasileiras. Essa pesquisa incluiu 230 respostas, que ajudaram-nos a desenvolver o artigo trazendo maiores informações sobre essa situação que acontece tão frequentemente em nossa sociedade.


Ciências da Natureza e s​uas Tecnologias

Título: Vegetarianismo

Autoras: Ana Laura Wilbert, Daniella Port Sartori, Giovana Port Sartori e Valentina de Oliveira Fritsch

Resumo: O vegetarianismo é um modo de vida que existe há muitos anos, e na maioria das vezes, as pessoas adotam este modo de vida pela empatia aos animais, pela saúde, ou pelo meio ambiente. Quem adota o vegetarianismo não se arrepende, pois os benefícios são enormes, e os malefícios são baixos, sem contar que ficamos em paz com os animais, que normalmente estariam nos nossos pratos, que podemos facilmente trocar por outros alimentos, como, vegetais, cereais, grãos, leguminosas, entre muitos outros. Esses benefícios não são só a saúde, pois o meio ambiente também é beneficiado com este modo de vida, como mencionamos no decorrer deste artigo.


Título: Os terpenos e razões para continuar com as coníferas

Autores: Maria Eduarda Domingos, Luana Binotto e Rodrigo Mentz.

Resumo: O trabalho tem como principal objetivo, evitar o desmatamento, mostrando uma ideia inovadora para a conscientização da população, pois apesar de existirem muitos artigos sobre a importância das árvores, são poucas as atividades para de fato, modificar essa situação. Como uma nova ideia, para evitar o desmatamento, apresentamos os terpenos,  onde explicamos a sua origem e funcionalidades. Os terpenos são substâncias químicas, extraídas das coníferas (árvores com pinhas em formato de cone). Os terpenos, encontrado em árvores típicas da nossa região, entre elas um exemplo é a Araucária, onde infelizmente era a árvore mais desmatada em nossa região, pois a extração dessas árvores era uma atividade econômica muito forte para obter matéria prima ótima, pois era usada para fazer casas, móveis e muitas mais utilidades já que é uma árvore na qual a sua madeira não pega pragas. Os terpenos possuem ainda, importantes propriedades: anticancerígenas, anti-inflamatórias, bactericidas, fungicidas e anti-neuróticas, ou seja, desejamos mostrar novas práticas para a sua utilização e evitar a sua extração incorreta.

​​

Título: Reciclagem das Agendas Maristas

Autoras: Maria Catharina Silveira Souza Gomes, Mariana de Figueiredo e Cunha, Mariana Costa Freitas Pinto e Sophia Machado dos Santos

Resumo: ​​Levando em conta que sustentabilidade é um dos valores da Rede Marista, nosso objetivo foi avaliar os componentes utilizados na produção das agendas escolares, conhecer o destino dado às agendas não mais utilizadas, e propor novos modelos que possam ser viáveis e úteis para nossa comunidade escolar.