Níveis de Ensino

Anos Finais

​​​​​​ENFRENTAR DESAFIOS NOS COMPLETA

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.​​

​​ Texto auxiliar da imagem

​Aprendizagem dos Anos Finais​​​​ ​ ​

DIFER​​EN​​​C​​IAIS

EMPREENDEDORI​​SM​​​O SOCI​​AL​

Com este projeto buscamos incentivar o protagonismo. Ao longo do ano, o estudante deve escolher uma meta a ser trabalhada em uma comunidade local, que esteja em consonância com as 17 metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável.

ESPORTE E​​​ SA​​​ÚD​E​

Muito além da prática da Educação Física, as atividades esportivas​ estimulam o trabalho em equipe, a cooperação e o cuidado com o corpo. Os jovens constroem uma visão geral sobre o corpo, trabalhando questões físicas, biológicas e psicológicas durante as atividades.

LEITURA E CRIAT​​IV​​IDADE

O incentivo à leitura é uma prática constante no dia a dia da nossa escola. Além das atividades em aula e na Biblioteca, as aprendizagens são ampliadas por meio da Semana Cultural​, com apresentações artístico-culturais refe​rentes aos textos literários trabalhados em sala de aula.

INICIAÇÃO CIE​​NTÍFICA

A nossa Mostra do Conhecimento possibilita a construção de saberes por meio da pesquisa científica. Trata-se de uma atividade interdisciplinar, que abrange todas as áreas do conhecimento, além de contar com experiências e aplicação dos temas em situações do cotidiano.​

​​​Sistema Marista de Educação - 6º e 7º ano

No propósito de qualificar, cada vez mais, os processos de aprendizagem e de buscar ferramentas atualizadas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nossas Matrizes Curriculares, iniciaremos, a partir de 2020, uma caminhada que implementará o Sistema Marista de Educação (SME) no segmento de Ensino Fundamental - Anos Finais. Diante disso, as turmas de 6º e 7º serão envolvidas nessa primeira etapa, bem como, em 2021, as turmas de 8º e 9º além do Lançamento dos Aceleradores de Resultado para todos os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos).​

O Sistema Marista de Edu​cação

O Sistema Marista de Educação é uma solução de ensino alinhada ao Projeto Educativo e às Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista. O sistema conta com Livro do estudante nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte e Ensino Religioso, além de plataforma digital com a versão digital dos materiais para os estudantes com conteúdo extra multimídia e ferramentas interativas.

• Cada componente curricular possui 1 livro único por ano, totalizando 7 livros por ano.
  • Todos os livros são organizados de maneira trimestral e possuem 12 capítulos cada.
  • Propostas de atividades de pesquisa e investigação, valorizando o trabalho colaborativo e todos os valores relacionados a esse tipo de trabalho.
  • Textos informativos sobre como outras sociedades ou grupos veem ou vivenciam determinado, estimulando o respeito à multiculturalidade​.​

Plataforma Digital

A plataforma da FTD Educação, disponibilizada no Sistema Marista de Educação, traz diversos recursos e ferramentas para potencializar o desempenho e performance dos estudantes, tornando a experiência de navegação mais fluída e simples.

Conheça algumas novidades:

• Professores poderão adicionar à biblioteca diversos recursos como: imagens, vídeos, links, áudios, textos e documentos.
  • Estudantes terão uma seção exclusiva para guardar todos os seus trabalhos analógicos ou digitais no e-portfólio.
  • Todos os conteúdos digitais poderão ser avaliados pelos usuários, possibilitando um canal direto de feedback das nossas escolas parceiras.
  • Processo de agrupamento de estudantes em salas desburocratizado.
  • Professores poderão distribuir seus estudantes em salas com um código de turma, que dará acesso imediato ao seu curso.
  • Plataforma responsiva projetada para funcionar em celulares, tablets e computadores.
  • Livros digitais com conteúdo multimídia.​​