Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Educação Infantil

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​BRINCAR NOS COMPLETA 

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socia​lização,​ a cooperação e a solidariedade.​

​Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.​

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 

​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​

A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as expe​riências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​​

​​ Texto auxiliar da imagem

Ambientes de Educação Infantil


DIFERENCIAIS​​

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A iniciação científica se materializa por meio dos projetos pedagógicos que são desenvolvidos em sala de aula. A partir de uma situação problema, as crianças aprendem a levantar hipóteses, a pesquisar e comparar. Assim, despertamos uma postura investigativa e curiosa que favorece a escuta de suas próprias teorias, bem como a elaboração de perguntas sobre o mundo em sua volta. 

PROJETOS PEDAGÓGICOS

Os projetos estudados pelas crianças partem da escuta atenta sobre os interesses e curiosidades do grupo. Cada projeto tem seu tema, sua relevância social, sua problematização e se desenvolve de forma a levar os estudantes a levantarem hipóteses, comprovarem suas teorias e realizarem novas descobertas. 

ESPAÇOS EDUCADORES

Na proposta pedagógica da Educação Infantil os espaços pedagógicos assumem um papel fundamental, pois, ao explorarem esses espaços, as crianças tornam-se ativas e protagonistas no processo de aprendizagem. São espaços cuidadosamente pensados e elaborados com intencionalidade pedagógica e com a participação das crianças.

​FORMAÇÃO DO LEITOR​​​

O hábito da leitura é uma conquista que começa desde pequenos. As crianças vivenciam diversas experiências relacionadas ao processo de formação de leit​​ores. A leitura realizada em sala de aula, a hora do conto e a retirada semanal de livros na biblioteca aproximam a criança ao universo literário e envolvem os pais no hábito da leitura. Aprendem a escolher livros pelo autor e manifestam preferências e gostos por determinada literatura.​