Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Educação Infantil

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças.

​Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socia​lização,​ a cooperação e a solidariedade.​

​Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.​

Diretrizes da Educação Infantil Marista

Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos com as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​

A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças. Essa pedagogia da escuta possibilita uma educação estruturada no relacionamento e na participação envolvendo três protagonistas que se tornam parceiros interativos da escola: as crianças, os educadores e as famílias.​

Espaços educadores da Educação Infantil

Outro alicerce das Diretrizes são os espaços pedagógicos educadores. No jeito marista de educar, os ambientes são considerados parte essencial do projeto curricular, e pensados de forma que proporcionem momentos que incentivam a imaginação, criatividade, socialização, descoberta e autonomia. ​As crianças são convidadas a ocupar o lugar de protagonistas, para, acompanhadas dos educadores, terem liberdade de expressar suas ideias – em um ambiente que os empodera e valoriza suas maneiras de participação e interação. ​Em sintonia com essa proposta, as salas de aula são compostas com mobiliários versáteis, que permitem diferentes arranjos e harmonizações. Também contam com materiais naturais e neutros que oferecem elementos sensitivos importantes, como luzes, cores, texturas, cheiros e sons.

Planejamento Pedagógico​

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​​​

​​ Texto auxiliar da imagem

​​ ​​

​Diferenciais da Educação Infantil​

ADAPTAÇÃO ESCOLAR 

No início do ano, as turmas participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e rico em estímulos, facilitando a formação de vínculos entre estudantes e professores, bem como o reconhecimento dos espaços físicos da escola.

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA 

A linguagem tecnológica gera novas formas de conhecer, de se relacionar com o mundo, com as pessoas, provocando a cria​tividade tanto coletiva como individual. Ao fazer uso das possibilidades virtuais interativas, as crianças encontram novas formas de se socializar.

INICIAÇÃO CIE​NTÍFIC​​​A​​​

A iniciação científica se materializa por meio dos projetos pedagógicos que são desenvolvidos em sala de aula. A partir de uma situação pro​blema, as crianças aprendem a levantar hipóteses, a pesquisar e comparar. Assim, despertamos uma postura investigativa e curiosa que favorece a escuta de suas próprias teorias, bem como a elaboração de perguntas sobre o mundo em sua volta.

PROJETOS PEDAG​​Ó​GICO​S​

Os projetos estudados pelas crianças partem da escuta atenta sobre os interesses e curiosidades do grupo. Cada projeto tem seu tema, sua relevância social, sua problematização e se desenvolve de forma a levar os estudantes a levantarem hipóteses, comprovarem suas teorias e realizarem novas descobertas.

ESPAÇOS EDUCAD​​​O​​RES​​

Na proposta pedagógica da Educação Infantil os espaços pedagógicos assumem um papel fundamental, pois, ao explorarem esses espaços, as crianças tornam-se ativas e protagonistas no processo de aprendizagem. São espaços cuidadosamente pensados e elaborados com intencionalidade pedagógica e com a participação das crianças.

​FORMAÇÃO D​​O LEIT​​O​R​​​

O hábito da leitura é uma conquista que começa desde pequenos. As crianças vivenciam diversas experiências relacionadas ao processo de formação de leit​​ores. A leitura realizada em sala de aula, a hora do conto e a retirada semanal de livros na biblioteca aproximam a criança ao universo literário e envolvem os pais no hábito da leitura. Aprendem a escolher livros pelo autor e manifestam preferências e gostos por determinada literatura.​​

​​ Texto auxiliar da imagem

Para 2021