Níveis de Ensino

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ Foto Educação Infantil.jpg

BRINCAR NOS COMPLETA

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socia​lização,​ a cooperação e a solidariedade.​

​Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.​

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​

A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​​

DIFERENCIAIS​​

ADAPTAÇÃO E ACOLHIDA

Respeitando o tempo de cada criança, desenvolvemos iniciativas que estimulam a sua confiança em permanecer no ambiente escolar. Esse trabalho envolve a formação de vínculos com as famílias por meio do nosso jeito de acolher. Durante o período de adaptação, também oferecemos um espaço na escola para que os pais possam acompanhar de perto esse processo.

APRENDER BRINCANDO
Utilizar a brincadeira como recurso pedagógico implica uma condição: a criança ser protagonista da aprendizagem. Para tanto, ela necessita de liberdade para viver as experiências. Nesse sentido, a brincadeira representa um dos principais meios de expressão, sendo uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança com a finalidade de tomar decisões e expressar sentimentos.

AMBIENTES QUE INSPIRAM A APRENDIZAGEM
Considerados parte essencial da proposta curricular, os ambientes são planejados a cada projeto desenvolvido e transformados em espaços de múltiplas vivências e produção de saberes. As iniciativas contemplam desde a reorganização do mobiliário em sala de aula até o contato com brinquedos e materiais variados que despertam a curiosidade para novas aprendizagens.

CONSTRUÇÃO DO SABER E MÚLTIPLAS LINGUAGENS
Para se comunicar e fazer leituras de mundo, a criança utiliza diversas linguagens: corporal, escrita, matemática, plástica, tecnológica, gráfica, musical, entre outras. Por isso, promovemos, diariamente, vivências que contemplam todas essas formas de expressão, por meio da realização de atividades lúdicas, artísticas, criativas e recreativas, brincadeiras, jogos e outras práticas pedagógicas.