Navegar para Cima

Notícias

Acolhida marista: encontros, reencontros e aprendizados

17/02/2020
Nosso jeito de educar
Desenvolvemos anualmente atividades de acolhida para os estudantes no Volta às Aulas. Confira!

​​​​​​Ingressar no Colégio e todo o cotidiano escolar, ou mesmo a volta para esta rotina, traz uma série de descobertas e alegrias, mas também pode trazer dúvidas, ansiedades e inseguranças tanto para os estudantes quanto para as famílias. Um olha​r cuidadoso e carinhoso é fundamental nesta fase, na qual as crianças e os jovens entram em contato com novas pessoas em uma nova rotina. Pensando nisso, desenvolvemos anualmente atividades de acolhida para os estudantes no Volta às Aulas.

Recepção de Novos Estudantes ​

No dia 17/2, recebemos os nossos estudantes novos em um dia repleto de atividades que visaram a integração com o grupo, o conhecimento da proposta pedagógica e do espaço escolar.

​Conhecendo os espaços 

Uma das atividades que mais movimentou o grupo de estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, foi o caça-espaços. A atividade tinha por objetivo apresentar, de uma forma diferente, alguns dos espaços educativos do Colégio. Para isso, os estudantes recebiam uma dica e, ao decifrá-la, tinham de procurar o espaço indicado. Ao chegar em cada um dos espaços, os estudantes participavam de um bate-papo sobre as possibilidades pedagógicas e os serviços oferecidos naquele ambiente. Para ir ao próximo ambiente, o estudante tinha de sortear uma nova pista. Na ação, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a biblioteca, ginásio, Laboratório de Multiaprendizagens, Sala do Grêmio Estudantil Maria Imaculada (GEMI) e a Capela, além de participar de uma vivência do Voluntariado

Já o grupo de estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais, participaram de atividades conduzidas pelas professoras regentes de sala, tendo como foco o conhecimento dos ambientes do Colégio. Durante a tarde, as crianças foram conduzidas para oficinas e vivências, conhecendo, assim, as atividades complementares disponíveis no Colégio. Dentre as temáticas trabalhadas nas atividades estavam arte e cultura, música, yoga e esportes. 

Clique aqui e conheça mais sobre ativ​idades extraclasses. 

Texto auxiliar da imagem

Descrição / Na Sala Mulituso, os estudantes novos foram recepcionados pelos educadores e a diretora Ângela Maria de Abreu conduziu a fala de abertura

​Volta às Aulas Oficial ​

No dia 18/2, recebemos todos os nossos estudantes, no pátio central do Colégio, Os educadores conduziram, em sala de aula, dinâmicas entre os estudantes para integrar os grupos. Além das atividades de enturmação, os estudantes participaram de rodas de conversa sobre o perfil discente de sala de aula e reflexão sobre agrupamentos, ​além de retomarem boas práticas sobre normas de convivência. 

O GEMI e a Associação de Pais e Mestres do Imaculada (APEMI) também participaram do Volta às Aulas 2020. O GEMI acolheu os novos colegas oferecendo uma cabine de fotos e a atração do intervalo, a dupla de músicos Luhks e Rafa. Durante os recreios da manhã e da tarde, a APEMI distribuiu picolés para todos os estudantes e educadores do Colégio.  

​​Texto auxiliar da imagem     Descrição / Durante o intervalo, os estudantes fizeram fotos e curtiram o som da dupla Luhks e Rafa

​​Apadrinhamento

Outra atividade realizada em nosso primeiro dia oficial de aula foi o apadrinhamento dos novos estudantes. Cada um deles agora tem um padrinho, ou seja, um estudante veterano do Marista Maria Imaculada que o acompanhará durante o ano e será responsável por cuidar, orientar e contribuir na adaptação em seu novo ambiente escolar. Para o estudante do 4º ano do EF, Nicolas Padilha, ser padrinho de um estudante é uma grande responsabilidade. "Precisamos acolher bem os novos colegas e ajudar para que eles não tenham dúvidas e conheçam os ambientes do Colégio", conta o veterano do Colégio.

​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Apadrinhamento: acolher com carinho e cuidado​

Café da Manhã para o Terceirão

A manhã do dia 18/2, teve um clima diferente para os estudantes do Terceiro ano do Ensino Médio. Este dia, para eles, é conhecido como o último primeiro dia de aula da Educação Básica. Pensando nisso, a Central de Relacionamento e o Serviço de Orientação Educacional (SOE), em parceria com a Direção do Colégio e o Serviço de Coordenação Pedagógica (SCP), preparam um café da manhã de boas-vindas aos estudantes. Na oportunidade, o ​SOE e o Serviço de Pastoral Escolar (SPE) apresentaram o roteiro de atividades do Projeto Novos Horizontes​, cujo objetivo visa a transição dos estudantes concluintes da educação básica para outras possibilidades, encorajando-os a buscarem a realização do seu Projeto de Vida​​.

​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Durante o evento especial para o terceirão, os estudantes ganharam um boton do "Terceirão Marista"​


Acolhida e Adaptação da 

Educação Infantil

Os estudantes da Educação Infantil também iniciaram o ano letivo na segunda-feira, 18/2. Para eles, temos o período de adaptação. Respeitando o tempo de cada criança, desenvolvemos inciativas que estimulam a sua confiança em permanecer no ambiente escolar. Esse trabalho envolve a formação de vínculos com as famílias por meio do nosso jeito de acolher. Durante o período de adaptação, também oferecemos um espaço para que os pais possam acompanhar de perto esse processo.​