Navegar para Cima

Notícias

Anos Finais EF e Ensino Médio realizam simulado online

09/06/2021
Preparação para o futuro
O exame tem como objetivo aprimorar o como objetivo avaliar habilidades e trazer subsídios para educadores e estudantes

​​​Com o objetivo de realizar uma entrega educacional de excelência e preparar os estudantes, nosso Colégio realizará um simulado para as turmas dos Anos Finais e do Ensino Médio. A avaliação é feita a partir de uma parceria da FTD Educação e com a plataforma Estuda.com.

Para o Ensino Médio, a prova está agendada para os dias 11 e 12 de junho, já para os Anos Finais, apenas no dia 12/6, ambas em formato online.  

Para os Anos Finais do Ensino Fundamental, esta é a primeira vez que o Simulado ocorre. Nesse momento serão avaliadas as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de questões curriculares específicas e uma proposta de redação. A avaliação voltada para o Ensino Médio trará assuntos presentes na matriz curricular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

Esse momento, para os estudantes, oportuniza simular a experiência de uma avaliação em larga escala, assim como observar o que têm desenvolvido ao longo de sua trajetória escolar. Com os resultados, podemos acompanhar o desenvolvimento das habilidades previstas em cada etapa de ensino e aprimorar cada vez mais nossa entrega. 

Destacamos a importância de os estudantes participarem de forma comprometida do Simulado e do incentivo das famílias aos seus filhos, afinal esse é um aporte pedagógico que nos trará contribuições significativas. A avaliação complementará os estudos realizados em sala de aula, com devolutivas detalhadas das questões e da redação. Assim que estiverem disponíveis, os resultados serão divulgados aos estudantes. 

Como ace​ssar?

O Simulado será realizado na própria plataforma do Estuda.com. Para fazer o login, basta incluir as informações conforme o exemplo abaixo: 

Login: número da matrícula + o código do Colégio. Por exemplo, se a matrícula do estudante for 1234, o login será 1234.código. O código será liberado às 7h30 de sábado.  

Senha: número da matrícula do estudante. 

Dúv​idas?

Sugerimos que os estudantes acessem a plataforma com alguma antecedência, para que possam se habituar com mais tranquilidade e realizar a prova teste. Em caso de dúvidas ou dificuldades no acesso, entre em contato pelo Teams com a Camila Farias, professora das Tecnologias Educacionais.

Com o você pode ajudar seu filho na preparação par​a a prova?

O formato digital disponibilizado tem um tempo de prova que começa a ser contado desde a abertura do arquivo, tendo o resultado fornecido na hora que o cronômetro encerra. Para a Coordenadora Pedagógica dos segmentos envolvidos, Larisa Bandeira, é importante fazer um checklist com o estudante antes de iniciar a prova. “Reforce com ele que antes de iniciar é necessário estar pronto e organizado para se de dicar exclusivamente à prova, não sendo necessário fazer mais de uma prova por dia.", explora  a educadora.

Orientações gerais

  • No dia 11/6 os estudantes que estiverem no escalonamento da semana poderão trazer Ipad ou notebook carregados para fazer a prova no Colégio. No sábado, a prova deve ser realizada em casa, respeitando o combinado que sábados letivos serão virtuais.
  • Os professores em ambos dias estarão de plantão no Teams para atender possíveis dúvidas dos estudantes. Assim, para falar com os professores pelo Teams os estudantes precisam acessar utilizando outro dispositivo, no qual não estejam fazendo a prova, para que a prova não seja automaticamente encerrada.
  • O simulado não produz acréscimos na nota do semestre, mas ao encerrar a prova o estudante recebe a pontuação e a avaliação da performance. Esses dados são utilizados no planejamento das aulas dos professores.