Como a neve é formada?

29/07/2021
Institucional
A neve é um fenômeno meteorológico causado por baixas temperaturas ou queda abrupta na temperatura do lugar.

Via Brasil Escola​

formação de neve está associada aos fenômenos meteorológicos que causam a mudança de estado físico da água e seu processo de solidificação. A neve pode ser encontrada em vários tipos na natureza — floco, granizo, grão de neve, entre outros. A neve, de modo geral, faz parte do cotidiano de várias pessoas e culturas do norte do planeta onde se encontra população fixa.

Populações que se desenvolvem em áreas onde ocorre a neve estão sujeitas a alguns danos, como deslizamento, avalanches e acidentes relacionados a essas atividades. No Brasil, em alguns casos, temos a ocorrência de neve, algo raro para um país de clima tropical, porém com alguns registros ao longo dos anos.

Formação da ne​​ve

A neve é um fenômeno meteorológico causado por baixas temperaturas ou queda abrupta na temperatura do lugar. Esse fenômeno ocorre com maior frequência em países que apresentam climas polares, frios ou temperados.

A neve pode ocorrer em regiões de clima tropical ou clima semelhante de maneira muito rara, e, para isso, outros fenômenos climáticos ou meteorológicos precisam acontecer ou estarem associados ao fato, como a movimentação das massas de ar ou correntes marinhas oriundas das regiões mais frias do planeta (como os polos da Terra, regiões do círculo polar ártico e do círculo polar antártico).

Ao virem dessas regiões, as massas de ar ou ventos oceânicos trazem consigo baixas temperaturas e frio, e, ao entrarem em contato com regiões quentes, promovem a troca de temperatura, congelando o vapor d'água, podendo formar a neve em lugares mais remotos.

A neve forma-se na nuvem por meio da solidificação do vapor d'água quando há queda de temperatura, formando cristais de gelo. O vapor d'água congela-se, formando os cristais de gelo que caem na forma de precipitação (chuva) de neve.

Tipos de ne​ve

A neve pode apresentar-se de algumas maneiras na natureza, de acordo com a Sociedade Norte-Americana de Meteorologia. Esses tipos são muito difíceis de diferenciar no meio natural,  embora eles se apresentam com formatos, densidades e estruturas diferentes uns dos outros. São sete no total, confira:

• Floco de neve: é a forma mais conhecida da neve no mundo inteiro, de comum ocorrência. É o cristal de gelo em forma de floco, de formato hexagonal e semelhante a uma estrela pequena.
  • Grão de neve: chamado de neve granular, é a precipitação de neve com grão bem pequeno e opaco de gelo, correspondente à forma sólida do chuvisco. Pode apresentar-se de forma esférica irregular ou num formato mais raro, cônico. Ao entrar em contato com a superfície, pode promover barulhos, como em telhados ou no chão.
  • Graupel: é a partícula de gelo mais pesada, conhecida como pelota de gelo. É geralmente confundida com o granizo miúdo, porém, para ser granizo miúdo, o diâmetro deve ser maior que 5 mm.
  • Granizo: é a pedra sólida de gelo, com tamanho igual ou superior a 5 mm. O granizo pode aparecer na natureza em tamanhos maiores, e, nesses casos, causa danos à superfície que toca ao cair.
  • Chuva congelada: é a chuva de forma líquida que congela ao entrar em contato com a superfície. Esse fenômeno só ocorre quando há precipitação e as temperaturas próximas à superfície do solo estão muito baixas, abaixo de zero.
  • Água-neve: consiste na neve parcialmente fundida — traços de gotas de água com neve em seu interior. Geralmente é transparente, não é branca como a neve, assemelha-se a uma gota d'água em processo de congelamento.
  • Sincelo: é o congelamento das partículas ou gotas de água em suspensão quando há um nevoeiro. O congelamento ocorre quando as gotas de água entram em contato com a superfície. Nesse momento, as temperaturas geralmente se encontram entre -2 ºC e -8 ºC.

Neve no Br​asil

Não é comum a ocorrência de neve no Brasil por tratar-se de um país com clima predominantemente tropical e altas temperaturas o ano todo. No entanto, em casos isolados, pode-se observar a ocorrência desse fenômeno no país. Trata-se de entendermos a dinâmica climática e a movimentação das massas de ar.

O Brasil, no verão, sofre influência direta de uma massa de ar conhecida como Massa Polar Atlântica (MPA). Essa massa forma-se nas proximidades da Antártica, no Oceano Atlântico, e vai em direção ao Sul da América do Sul, afetando assim o Sul do Brasil. Ao entrar em contato com essas regiões, ela promove a queda da temperatura, podendo ocasionar o fenômeno da neve ao congelar a água da atmosfera.

As regiões brasileiras que podem ser afetadas por essas condições são as regiões Sul e Sudeste, por sofrerem ação direta das massas de ar, e algumas regiões que possuem altitudes elevadas, como serras e morros. Observou-se a ocorrência do fenômeno da formação da neve em 1975, 1985, 1994, 2013 e, mais recentemente, em 2021, na região Sul.  Esse fenômeno tende a ocorrer outras vezes, desde que haja a movimentação das massas de ar no Brasil ou influência de outro fator climático.

Fonte:

MENDONÇA, Gustavo Henrique. "Neve"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/neve.htm. Acesso em 29 de julho de 2021.​