Navegar para Cima

Notícias

Celebrações marcam o encerramento de ciclos

04/12/2019
Institucional
Transições marcam o encerramento e início de ciclos

​​O encerramento de ciclos são processos fundamentais do desenvolvimento humano. Ao mesmo tempo, são pontos de chegada e partida. Na Educação Básica vive-se pelo menos três ciclos com essas caraterísticas, as conclusões dos níveis Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio​. As cerimônias ou momentos que marcam estas mudanças de níveis de ensino representam à comunidade educativa, sobretudo aos estudantes e seus familiares, um momento de celebração das etapas concluídas e de preparação para a novo momento que se iniciará.

Educaç​​ão Infantil

A passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é​ vista como uma transição que envolve um ritual de crescimento da criança, de transformação na convivência com o grupo e de ingresso em outro modo de viver a escola.​
É com este espírito que, no dia 3/12, realizamos o momento de transição com as turmas de Nível 3 da Educação Infantil. Após ouvirem palavras da Vice-direção, dos professores e de representantes do Serviço de Pastoral Escolar (SPE), as crianças cantaram a música Era uma vez, de Kell Smith.

​Ensino Fundamental 

Os Anos Finais do Ensino Fundamental representam um ponto intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Nesse sentido, o período de transição nessa fase representa um momento de grandes transformações na vida dos estudantes, pois estes encerram um importante ciclo: a educação básica. Para tal, com o objetivo de celebrar a conclusão dessa etapa, foi realizado no dia 11/12, quarta-feira, na Catedral de Pedra, a Celebração Eucarística de Ação de Graças pela Conclusão do Ensino Fundamental.
 A entrada no Ensino Médio representa uma das mais profundas e marcantes etapas de transição da vida escolar, como aponta Débora Schmidt, Orientadora Educacional do Colégio. “O aumento da carga horária e do número de componentes curriculares e professores, além do início das escolhas profissionais futuras, somadas às questões típicas da adolescência, podem gerar emoções intensas, como ansiedade, solidão e confusão.”
Já para o Coordenador de Pastoral do Colégio, Jean Arcari, concluir o Ensino Fundamental pode parecer algo simples, com pouco significado, entretanto é preciso levar em conta a trajetória e o caminho percorrido. “Se cada um fizesse memória de tod​os os anos e atividades desenvolvidas, quantas aprendizagens, quantos conhecimentos construídos, quanto crescimento, quantas relações de amizade e companheirismo. Só todo o processo de alfabetização nos primeiros anos do Ensino Fundamental é algo de significado imensurável.”, comenta o educador. ​