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Semana da Criança: responsabilidade e reflexão

05/10/2020
Cultura
Semana de atividades pensadas nas crianças será desenvolvida nas turmas.

​​Semana de atividades pensadas nas crianças será desenvolvida nas turmas.

Desde o início da obra de São Marcelino Champagnat no mundo, as crianças e jovens ocupam o coração da missão marista. Para o Marista Imaculada, seguir os ensinamentos deixados pelo seu fundador é dar continuidade a um legado de colaboração com o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens.

No Colégio, o trabalho com as infâncias é concretizado diariamente, a partir de uma perspectiva que coloca a criança como protagonista de seu aprendizado. Na centralidade da proposta pedagógica, as crianças e jovens são reconhecidas como sujeitos de direitos, construtores de culturas e participantes ativos no processo de mudança social.

Para Ângela Maria de Abreu, o compromisso com a educação integral perpassa todos os ambientes. “Educadores, de todos os setores, setores agem em corresponsabilidade para a garantia de ambientes educativos e sociais, que tem por base os valores humanos", conta a diretora do Marista Imaculada.

Proteção e defesa dos direitos 

Na esfera legal, a partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa 30 anos em 2020, torna-se prioridade absoluta garantir direitos fundamentais para as infâncias e juventudes. Dentre eles destaca-se a atenção à saúde, à educação e à assistência social, bem como os cuidados que devem ser desenvolvidos pela família, sociedade e poder público. 

Nesse contexto, a Rede Marista tem investido na consolidação de políticas institucionais de promoção e proteção das crianças, adolescentes e jovens, firmando o compromisso de contribuir com o seu desenvolvimento integral. Dentre os documentos e projetos que apresentam as compreensões da instituição sobre essa temática destacamos a Política Institucional de Proteção à Criança e ao Adolescente que embasa toda a atuação das pessoas que trabalham nos nossos espaços de missão.  

Além disso, também contamos com o trabalho da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente. Esse é o órgão responsável pela execução das políticas de proteção da instituição e tem como objetivo promover os direitos das crianças por meio de ações de formação e conscientização, como: debates, palestras e visitas aos órgãos públicos vinculados aos órgãos legais de proteção. 

“Nós, da Rede Marista, temos um compromisso extremamente sério com todos os públicos, mas com atenção especial para a promoção e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, que estão em estágio especial de desenvolvimento. Como instituição educacional, jamais seremos coniventes com situações que venham violar os direitos daqueles que são nossa razão de existir. Portanto, o zelo e o cuidado é um imperativo, é uma obrigação, que jamais irá prescrever", afirma o coordenador da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente, Ir. Sandro André Bobrzyk.

Posicionamentos Institucionais​


Como subsídio para o trabalho desenvolvido em todos os espaços, a Rede Marista lançou documentos e projetos que apresentam as compreensões institucionais sobre essa temática como, por exemplo, o Posicionamento Infâncias e a Pastoral da InfânciasConheça mais detalhes sobre essas iniciativas:

Pastoral das Infânci​as​​

A Pastoral das Infâncias propõe caminhos que orientam e despertam possibilidades para atuação pastoral com as crianças considerando as linguagens infantis e as características de cada faixa etária nos processos de educação e amadurecimento na fé. O projeto, lançado em 2019, reforça o trabalho que já vem sendo desenvolvido nas unidades há mais tempo. Em nosso Colégio, as ações pastorais, por exemplo, têm como objetivo oportunizar e fortalecer vivências que promovam os valores humanos, cristãos e maristas junto às infâncias. Nos momentos de formação são desenvolvidos aspectos como o diálogo, a escuta, o fortalecimento de vínculos, o espírito solidário, entre outros. 

Posicionamento Infâncias​​

Lançado em 2018, o Posicionamento Infâncias apresenta as concepções que a Rede Marista defende sobre as infâncias, bem como, os princípios que definem o trabalho com esse público dentro da instituição. O documento foi construído por um grupo de trabalho com representantes de todos os empreendimentos da instituição, com o objetivo de ser uma construção multidisciplinar e com visões complementares sobre a temática das infâncias.​


Semana das Criança​s​

A educação marista reconhece o brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Nesse cenário, as ações pedagógicas-pastorais são organizadas a fim de viabilizar o desenvolvimento da imaginação, criatividade, autonomia e interação.

A semana da criança não só proporciona espaço para reafirmarmos o compromisso e atuação em prol do direito das crianças e adolescentes, como também oportuna a realização de uma programação especial que visa a integração e o brincar. Para Socorro Pereira, Coordenadora Pedagógica da EI e Anos Iniciais EF, "oferecer uma semana especial para as crianças significa criar espaços, brinquedos e brincadeiras como atividades que ocupem o maior espaço de tempo da criança, pois a linguagem do brincar faz parte de todo desenvolvimento infantil"