Navegar para Cima

Notícias

ENEM 2019: confira nossas dicas

31/10/2019
Preparação para o futuro
Prova é considerada uma das principais portas de acesso ao Ensino Superior

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o Ensino Médio. Atualmente, ele é composto por duas provas de múltipla escolha, correspondentes a duas grandes áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas e Redação Matemática e Ciências da Natureza.  

COMO FUNCIONA? 

Diferente do Vestibular usual, o Enem foca na interpretação de textos e na interdisciplinaridade, ou seja, as provas são por área de conhecimento e não por matérias específicas. Ao todo, serão 180 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada (A – E), sendo 45 para cada área de conhecimento. ​

As duas provas serão nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos. Os participantes devem chegar até as 13h. As provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. A distribuição das provas está mantida. 

  • Dia 3/11: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas. 

  • Dia 10/11: 45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza. 

QUAIS DOCUMENTOS DEVO LEVAR? 

Qualquer identificação original com foto, como a identidade (RG), identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade, carteira de trabalho e previdência social (emitida após 27 de janeiro de 1997), certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte; CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com fotografia e identidade funcional.  

O QUE LEVAR 

O QUE NÃO LEVAR 

Caneta esferográfica de tinta preta e material transparente 

Documento oficial de identificação original com foto 

Cartão com confirmação da inscrição 

Água em garrafa sem rótulo 

Barrinha de cereal ou um lanchinho simples 

Foco 

Força  

 

Lápis 

Chaves 

Livros 

Manuais 

Borracha 

Anotações 

Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares 

Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador, ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens 

Impressos 

Lapiseiras 

Óculos escuro 

Caneta de material transparente 

Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas, eletrônicos ou similares) 

Telefones celulares, smartphones, tablets, pendrives, mp3, gravadores, relógios ou similares 

O GABARITO SAI QUANDO? 

Em até 72 horas, no site http://www.inep.gov.br. 

COMO SÃO FEITAS AS CORREÇÕES 

As provas são corrigidas a partir do método Teoria de Resposta ao Item: as notas não são atribuídas apenas pela quantidade de erros e acertos, mas também é levada em conta a qualidade das respostas dos candidatos. ​

COMO SE AVALIA A REDAÇÃO 

O valor da prova de redação chega a mil pontos. São dadas notas de 0 a 200 para cada uma das competências exigidas: domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreensão da proposta da redação; seleção, compreensão, organização e interpretação das informações; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção do argumento e elaboração de proposta em relação ao tema apresentado. 

RESULTADOS DO ENEM 

Em 2020, serão divulgados os resultados do Enem 2019 para os estudantes que terminaram o ensino médio. Já os participantes que não irão concluir o ensino médio até o final de 2019, apenas terão acesso às notas em março de 2020. Em março, também serão divulgados os espelhos da redação do Enem 2019.  


Fonte: Brasil Escola ​