Um dos compromissos educativos do Colégio Marista Maria Imaculada está ancorado na criação de espaços de interlocução entre todos os sujeitos que participam da formação dos estudantes. É com este princípio, que promovemos mais um Encontro de Formação com Famílias, tais como aqueles previstos no Calendário Escolar de 2019, integrando construção, reflexão e diálogo sobre temas relevantes ao corpo escolar.
O tema de discussão deste espaço, Escola e família: quem educa e quem ensina?, mediado por Larisa Bandeira – graduada em Pedagogia, pela UFRGS; Mestre e Doutora pelo PPGEDU/UFRGS e Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio – tem como objetivo promover uma discussão entre todos os componentes que participam do processo de ensino-aprendizagem do estudante: escola e família. O evento teve o formato de roda de conversa e ocorreu ontem, 10/7, às 18h30, na Sala Multiuso.
Ensinar e Educar: palavras da pesquisadora
O tempo com os filhos é dividido com a escola, e isso faz com que apreensões, culpas, necessidades, e angustias sejam compartilhadas entre estas duas instituições: a Escola e a Família. Partindo do pressuposto que a escola e a família são parceiras de uma extensa e significativa jornada e que cabe a ambas fortalecerem-se nessa caminhada se faz necessário trazer a palavra ensino sendo utilizada tanto para designar a ação e as práticas de ensinar como os diferentes níveis e modalidades do sistema educacional. O significado etimológico do verbo "ensinar" (do latim popular insignare) é indicar, fazer sinal (signum facere) ou apontar numa direção, como o mostra o prefixo in-. Todavia, é sabido que o significado das palavras varia em razão das práticas sociais dos povos, revelando as diferentes concepções que decorrem dessas práticas. É o que ocorre também com o verbo "ensinar": seus diferentes significados são reveladores das diferentes concepções de ensino que orientam as práticas pedagógicas. Para Hanna Arendt, educar é introduzir no mundo comum. A educação tem a tarefa de acolher os recém-chegados no mundo que os antecede e que tem uma história, uma cultura, modos de conviver e pensar, linguagens comuns. Ao se apropriarem dessa sua herança, as crianças podem compreender que esse legado é também seu e que darão continuidade a ele, seja conservando-o, seja transformando-o.
Formação com Famílias
Na última edição do evento, em abril deste ano, contamos com a presença de Cláudia Bressler – graduada em Pedagogia, pela Feevale; docente do curso MBA em Gestão Educacional da Unilasalle; sócia e consultora da B&G Advocacia, assessoria especializada em empresas e instituições de ensino. O tema de discussão deste espaço foi O bullying e as redes sociais na escola.