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Espaços educadores na aprendizagem das crianças

04/09/2019
Nosso jeito de educar
Considerados parte essencial da proposta curricular, os ambientes são planejados a cada projeto

A Educação Infantil é uma etapa em que cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados das crianças. No jeito marista de educar, os ambientes são considerados parte essencial do projeto curricular, e pensados de forma que proporcionem momentos que incentivam a imaginação, criatividade, socialização, descoberta e autonomia. “Os espaços pedagógicos educadores formam um dos alicerces das nossas diretrizes", afirma Loide Trois, Supervisora Pedagógica dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista.

Os estudantes são convidados a ocupar o lugar de protagonistas, para, acompanhados dos educadores, terem liberdade de expressar suas ideias – em um ambiente educador que os empodera e valoriza suas maneiras de participação e interação. “Acreditamos que o espaço escolar deve transmitir afetividade mesmo sendo uma estrutura física", explica Loide. “Precisa ser habitado de valores e princípios, da mesma forma em que aguça a curiosidade e desperta o desejo de aprender". Em sintonia com essa proposta, as salas de aula são compostas com mobiliários versá​teis, que permitem diferentes arranjos e harmonizações. Também contam com materiais naturais e neutros que oferecem elementos sensitivos importantes, como luzes, cores, texturas, cheiros e sons. ​


Aprender brincando

A partir dos espaços educadores do Colégio, as crianças se desenvolvem e aprendem brincando. Um exemplo é o projeto Cientistas e detetives da escola azul, no qual o objetivo é vivenciar e incentivar a imaginação, proporcionar descobertas, desvendar curiosidades, criar experiências e fomentar a iniciação científica. Através da imaginação, da interação e de questionamentos entre os estudantes e com a mediação da educadora sobre os assuntos que despertam a curiosidade, as crianças levantaram algumas perguntas e se divertiram buscando as respostas. ​

Segundo a orientadora educacional do Marista Maria Imaculada, Débora Schmidt, a sincronia entre o brincar e o aprender pede que os ambientes da escola sejam planejados de modo a proporcionar uma multiplicidade de experiências e conexão com todas as linguagens, o tempo todo. “Espaço e o tempo são elementos pedagógicos importantes, que precisam ser pensados, organizados e executados com a participação ativa das crianças e dos adultos para que as experiências vividas nesse período influenciem profundamente o desenvolvimento social e emocional", explica ela.

A partir disso, o entendimento da relação entre o estudante e a brincadeira compõe-se por meio de um sistema integrado de significações: brincar possui diferentes noções e é por meio de tal que a criança se expressa no mundo. “A partir do momento em que pensamos nesses ambientes que convidam, mantemos a curiosidade natural das crianças na busca constante por conhecimento e aprendizado. É só oferecer espaço e materiais potentes que elas nos ensinam como se brinca!", comenta a educadora.​