Uma escolha bem estruturada de repertório considera o que é significativo e motivador para as crianças.
A imaginação permite que a mente da criança percorra caminhos que conduzem para outros tempos e espaços, descobrindo novas possibilidades, novos mundos, novos horizontes que ultrapassam os muros da escola. Os conhecimentos desenvolvidos contribuem para a formação do indivíduo com novas formas de sentir, pensar e enfim, relacionar-se com o mundo enriquecendo e contribuindo com outras aprendizagens.
Uma escolha bem estruturada de repertório considera o que é significativo e motivador para as crianças. Sendo assim, em nossa proposta pedagógica, nossas crianças são o centro de todo processo educativo. Para tanto, a elaboração das atividades e dos projetos envolve a sua escuta e participação. Dessa forma, elas são desafiadas a desenvolver o pensamento crítico, a partir de múltiplas formas de linguagens: escrita, plástica e corporal, entre outras.
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Uma aula para expressar os sentimentos
Aos poucos, as crianças vão construindo o seu repertório através de experiências vividas. Uma das experiências vivenciadas pelo Nível 1 da Educação Infantil, sob orientação da educadora Crislaine Carolina Pereira dos Santos, foi a atividade de manifestação das emoções, na qual as crianças foram instigadas a interpretar um sentimento, de acordo com as orientações da professora: alegria, tristeza, medo, sono, felicidade, entre outras.
Ao ser oportunizado momentos em que as crianças possam refletir ou expor suas emoções, é valorizado, também, o reconhecimento de ações vividas, como as da sala de aula, hora do lanche, hora de brincar, entre outros. Neste âmbito, as crianças reconhecem suas emoções e começam a perceber a importância delas, construindo, gradativamente, a ideia de empatia. Para a educadora, “Durante a Educação Infantil, muitas vezes, as crianças têm dificuldade em nomear os sentimentos, traduzindo-os em palavras, por isso, realizamos propostas como experienciação e rodas de conversa.”
Segundo a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais, Socorro Pereira, “Esse tipo de trabalho amplia o repertório cultural dos estudantes e os aproxima da expressão da arte como linguagem".