Navegar para Cima

Notícias

Marista Maria Imaculada conquista 2º lugar em Festival Marista de Robótica

07/10/2019
RECONHECIMENTO
Equipe Hal 9000 é reconhecida na modalidade de Desafios de Robôs, categoria Avançado Lego

Entre reuniões de equipes, treinos, rounds oficiais e oficinas, crianças e adolescentes da Rede Marista e Instituições de Ensino Externas aprendem sobre integração, trabalho em equipe, pesquisa, programação, inovação e uso de tecnologias para aprendizagem: esse é o Festival Marista de Robótica 2019, evento realizado na PUCRS pelos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista nos dias 3 e 4/10 (quinta e sexta-feira).

Neste ano, um grupo de estudantes do Marista Maria Imaculada conquistou o segundo lugar na Modalidade de Desafios de Robôs, categoria Avançado Lego. Na conclusão da edição, foram conhecidos os premiados de todas as modalidades: Cidade-Laboratório, Desafio de Drones, do Desafio de Robôs e Incubando Ideias. Para a Instrutora de Robótica do Colégio, Camila Farias, este é um momento de muita emoção e vibração pela conquista, “Foram meses de preparo de todo o grupo, até o momento. Entre acertos e erros, o importante é fomentarmos o protagonismo juvenil nas diferentes competências a serem apresentadas, como a engenharia dos Robôs, pesquisa e programação.", completa a educadora. Para o estudante Roberto Orlondini, da turma 212 e integrante da equipe vencedora, Hal 9000, “É a primeira vez que participamos e isso é um fator que nos deixou muito apreensivos.". Já para a estudante Heloísa da Silva, da turma 211, "O Festival é importante para conhecermos outros modos que as outras escolas operam. É um momentos de trocarmos conhecimento.".

Ao todo o Marista Maria Imaculada enviou uma delegação com quatro equipes para a competição: Maristonautas, Cidade-Laboratório; Apolo MI, Incubando Ideias; Rhyviluar Robotics, lego iniciante e Hal 9000, lego avançado. O evento, considerado um dos maiores do país nesse segmento, reuniu cerca de 1,5 mil estudantes na PUCRS. Ao todo, participaram 150 equipes com integrantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio de 54 instituições de ensino público e privado. Robôs, drones, cidades virtuais de Minecraft, ideias empreendedoras e muita interação marcaram presença no maior evento tecnológico realizado pelos Colégios da Rede Marista.

Sobre o 3 ​em 1

Em outubro, três importantes eventos da Rede Marista reuniram tecnologia, pesquisa e cultura. O Festival Marista de Robótica, a Mostra Marista de Iniciação Científica e a Mostra Marista de Arte ocorreram de forma simultânea ao longo dos dias 3 e 4, promovendo espaços para integração e troca de conhecimentos entre as cerca de 4 mil pessoas.

As atividades aconteceram nos Prédios 40 e 41 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, e envolveram estudantes, educandos e educadores de instituições de Educação Básica e Ensino Superior (públicas e privadas) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e do Chile. 

​​