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Glossário do Novo Ensino Médio Marista

21/09/2021
Inovação
Conheça as principais novas siglas que acompanharão a rotina dos estudantes, professores e famílias na implementação do Novo Ensino Médio

Uma das principais novidades do ano de 2022 será a implementação do Novo Ensino Médio Marista. Além de uma série de mudanças curriculares programadas para esse nível de ensino, a implementação trará consigo novas siglas que acompanharão a rotina dos estudantes e professores, bem como a das famílias.

Para a educadora Nicole Rodrigues, professora de matemática e integrante do GT de Professores do Marista Imaculada, o novo ensino médio trará uma nova forma de se pensar o desenvolvimento de competências e habilidades na etapa final da educação básica. “Será um espaço rico de aprendizado, onde os estudantes poderão ser protagonistas da sua formação, já que parte do currículo é formado por Percursos Investigativos, no qual os estudantes poderão escolher qual cursar, diante de algumas ofertas. Todo esse processo tem como um dos seus objetivos, contribuir na construção do projeto de vida de nossos estudantes", explica a professora.

Conheça as principais siglas​​

Para auxiliar as famílias e estudantes nesse processo, o Grupo de Trabalho de Professores preparou o Glossário do Novo Ensino Médio que visa reunir e explicar os principais termos relacionados à nova formatação e cotidiano da sala de aula.

Arranjo curricular: seleção de competências que promove o aprofundamento das aprendizagens essenciais.

BNCC: Base nacional comum curricular; documento que apresenta as normas para as redes de ensino públicas e privadas, sendo referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares para educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil.

Competências: são a soma de conhecimentos relacionados às habilidades conceituais e experiências necessárias para o desenvolvimento do conhecimento.

Componentes Curriculares: são as matérias que forma cada área de conhecimento

Educação Integral: conceito que pensa a educação como garantia de desenvolvimento em todas as dimensões do sujeito, sendo elas: intelectual, física, emocional, social e cultural.

FGB – Formação geral básica: currículo comum a todos os estudantes não só da rede, mas de todo território nacional. É garantido pela BNCC.

GT de professores: grupo de trabalho de professores. O grupo é responsável por, desde 2018, estudar as mudanças que serão implementadas no Novo Ensino Médio, bem como assessorar suas áreas no processo de implementação, sem esquecer do papel fundamental de estar próximo e atento as demandas dos estudantes. O grupo é composto por um professor referência de cada uma das quatro áreas do conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Cada colégio da rede marista tem o seu.

GT de estudantes: grupo de trabalho de estudantes do colégio. O grupo de trabalho é composto por 32 estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio e tem o objetivo de discutir e validar os protótipos do Novo Ensino Médio Marista, com o objetivo de ouvir as percepções dos jovens acerca do currículo que está sendo desenhado. Busca dar voz ao protagonismo juvenil, de maneira que eles se sintam parte de todo o processo educacional.

Híbrido: metodologia de ensino com o objetivo de unir atividades presenciais e online.

IFC – Itinerário formativo comum: parte do itinerário formativo que será comum a todos os colégios da rede marista. Organizado em unidades curriculares como NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO de conhecimentos.

IFO – Itinerário formativo optativo: parte do itinerário formativo em que o estudante escolhe a área de conhecimento a ser trilhada. Organizado em unidades curriculares na forma de PERCURSOS INVESTIGATIVOS.

Itinerários formativos: parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio, permitindo que os estudantes se aprofundem nas áreas que mais se identifiquem.

Matrizes curriculares de educação básica do Brasil Marista, ou como chamamos, Matrizes: referência para os programas de ensino das unidades maristas. São quatro volumes, um para cada área do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da natureza) e priorizam a ação educativa-evangelizadora, qualidade acadêmica e respeito aos valores da instituição.

Novo Ensino Médio: reestruturação do Ensino Médio em todo território brasileiro, sendo que todas as escolas devem seguir as diretrizes da BNCC.

Protagonismo Juvenil: nosso Projeto Educativo conceitua o protagonismo infantojuvenil como uma “forma de posicionamento no mundo, possibilita que os sujeitos se assumam como capazes de conduzir processos individuais e coletivos". Entende-se como o desenvolvimento da autonomia e a capacidade de assumir posicionamentos.

Projeto de vida: é a ação de construir-se, integralmente, como pessoa, num processo dinâmico que faz com que a vida se movimente impulsionada por um sentido maior que o próprio eu, profundamente comprometido com a promoção da vida e dos demais valores cristãos.

Representação: de uma ideia, de um conceito; reprodução ou reflexão de um indivíduo ou de um grupo.

Unidades curriculares: configuram-se como “elementos com carga horária pré-definida", formadas pelo conjunto de estratégias, cujo objetivo é desenvolver competências específicas, podendo ser organizadas em áreas de conhecimento, disciplinas, módulos, projetos, entre outras formas de oferta.

Unidade curricular temática: constituirão a formação interdisciplinar optativa e sua organização será derivada de temas contemporâneos atinentes ao escopo temático do itinerário proposto, por área de conhecimento ou da combinação delas.

Conheça mais sobre o Novo Ensino Médio Marista​

L​​embre-se!

De acordo com a BNCC, nossas fases escolares estão divididas em ensino fundamental, fase do 1º ao 9º ano, dividida em anos iniciais e anos finais, e ensino médio, dividida em três séries.

O termo correto a ser utilizado é ano e não mais série, no que diz respeito ao Ensino Fundamental. Já no Ensino Médio, o correto é série.

Outro ponto importante de relembrarmos é que o termo correto a ser utilizado para falarmos das nossas crianças e adolescentes é estudante, o termo aluno, refere-se a quem é criado e educado por alguém, e a educação marista oferece ferramentas e conhecimentos para formar um ser crítico e protagonista, com habilidades e competências para transformar a realidade.​