Estar preparado para os novos desafios é um dos compromissos do Marista Maria Imaculada. Sabemos o quanto a Língua Inglesa é fundamental para nos comunicarmos com o mundo, cada vez mais globalizado e conectado. Em face desse fenômeno, o domínio de outros idiomas significa crescimento, desenvolvimento e, acima de tudo, melhores condições de acompanhar as rápidas mudanças que vêm ocorrendo nesse novo e tecnológico contexto contemporâneo. Em virtude disso, aprender uma língua estrangeira contribui de modo significativo para a formação integral do estudante, ampliando as possibilidades de expressão, de comunicação e proporciona uma nova visão do mundo.
Para tal, na noite desta segunda-feira, 4/11, foram realizados dois eventos focados na internacionalização e pensamento global do estudante: a reunião de apresentação do projeto Intercâmbio Marista – Novas culturas, novos saberes e a reunião de apresentação do Projeto Fly High, para as famílias que estão que estão passando pelo processo de matrículas 2020.
FLY HIGH: ampliação da carga horária de Língua Inglesa
Após um ano de estudos acerca da melhor abordagem do projeto para sua implementação no Ensino fundamental – Anos Iniciais, o Marista Maria Imaculada passará a executar o Projeto de Ampliação da Língua Inglesa, o qual visa capacitar nossos estudantes para uma exposição aprofundada na Língua Inglesa. O Sistema de Ensino que subsidiará as aulas será o StandFor Evolution, sistema reconhecido pela FDT Educação.
O programa de ensino que será adotado é composto de uma carga horária semanal de 5 horas, sendo assim, uma hora por dia, permitindo, por meio de uma metodologia atualizada, que os alunos interajam entre si e as aulas sejam baseadas em projetos e soluções de problemas, tornando a sala de aula um ambiente de troca do conhecimento onde todos contribuem para o processo de aprendizado. Cabe ressaltar, que após dois anos de curso o estudante poderá prestar a prova de Certificação Internacional de Proficiência oferecido pela Michigan University.
INTERCÂMBIO MARISTA: novas culturas, novos saberes
Conhecer outros países é uma das principais formas de ampliar horizontes. Por isso, desenvolvemos o projeto Intercâmbio Marista: Novas culturas, novos saberes. A iniciativa, realizada desde 2011, é voltada para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Atualmente, é a maior delegação da educação básica .
A iniciativa possibilita aos jovens viver experiências multiculturais e ter contato com a Língua Inglesa por meio de aulas com professores nativos. O programa contempla atividades culturais, esportivas, passeios pelas cidades e ações que estimulam o trabalho em equipe.
Acompanhados por uma equipe de educadores da Rede, os participantes do programa recebem atenção em tempo integral, desde o pré-embarque, até a volta ao Brasil. A hospedagem no país de destino é feita nas escolas, com cuidado constante por parte dos monitores das respectivas escolas.
O projeto conta com três opções de destino escolhidos para cada nível de ensino:
Canadá – destino oferecido, em parceria com a Agência Strive, para os estudantes do 9º ano do EF. A escola parceira é a Columbia International College of Canada, localizada em Hamilton, cidade da Província de Ontario. O programa conta com aulas de Inglês, Artes, Informática, Educação Física e Ciências. Durante os períodos livres, os estudantes visitam as Cataratas do Niágara, vão a um jogo de beisebol e conhecem Montreal, Ottawa, e Quebec, entre outras atrações.
Inglaterra – destino oferecido, em parceria com a empresa Egali Intercâmbio, para os estudantes do 1º ano EM. Além das aulas diárias de Inglês, os estudantes participam de eventos de recreação, como campeonatos de futebol e vôlei, oficinas de teatro e artes, acompanhados por jovens de diversas nacionalidades O roteiro também conta com visitas a pontos turísticos do país.
Austrália e Nova Zelândia - destino oferecido, em parceria com a Agência Strive, para os estudantes do 3º ano EM. Os estudantes são recebidos na escola New Zealand Language Centres, situada em Auckland, principal centro financeiro e econômico da Nova Zelândia. Além das aulas de Inglês, os estudantes realizam passeios em lagoas, parques, florestas, zoológicos e outros pontos dos dois países.