Incentivo à Tecnologia: FTD presenteia Professores com iPads

13/02/2020
Educação

​Iniciativa é mais um recurso que será utilizado pelos professores, para qualificar o uso dos materiais do Sistema Marista de Educação.

Os avanços tecnológicos da última década mudaram a forma pela qual nos relacionamos. As possibilidades cada vez maiores proporcionadas pelos dispositivos móveis e outros gadgets fazem com que o analógico e o digital coexistam, no que o autor, publicitário e empreendedor Walter Longo chama de Era do Pós-Digital. Segundo ele, a presença desse tipo de tecnologia é tão constante no nosso dia a dia que, na maior parte do tempo, não notamos que ela está lá. Assim como a eletricidade, só percebemos a sua existência quando falta.

Nesse contexto, a FTD Educação em parceria com o Colégio, presenteou os educadores do Ensino Médio com um iPad, cujo objetivo é aprimorar as aulas, possibilitando atividades diversas que impactarão a motivação dos estudantes para se envolverem no processo de aprendizagem.

A iniciativa é uma ação do Projeto Conexões, da FTD Educação, o qual tem por objetivo o uso da tecnologia ao alcance do professor, de modo que ele possa planejar aulas fazendo uso de um iPad conectado e projetando à lousa, todas as interações possíveis com objetos de aprendizagens disponíveis em repositórios de plataformas educacionais. D​urante o dia, os educadores participaram de duas formações: a primeira sobre o Sistema Marista Virtual e outra sobre robótica Educacional.

Clique aqui e conheça a proposta educacion​al para o Ensino Médio

Incentivo ​​à con​exão: Apple TV nas salas do EM

Outra novidade para as turmas do Ensino Médio, em 2020, é a instalação de Apple TV's em todas as salas de aula. A Apple TV é uma sistema da Apple que funciona como uma central de aprendizagem que pode ser plugada ao televisor ou projetor do usuário. A principal característica do aparelho é levar o conteúdo de outros dispositivos, como smartphones, tablets e computadores para a projeção. No Marista Maria Imaculada esse recurso possibilitará a interação dos iPads ao dispositivo, tornando a aula mais interativa e conectiva, como conta a Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, Larisa Bandeira. “A conexão e a interação proporcionada pela Apple TV é mais um recurso que será utilizado pelos professores, para qualificar o uso dos materiais do Sistema Marista de Educação", destaca a educadora.

Outras inici​ati​​​vas

A tecnologia é um importante aporte pedagógico do Marista Maria Imaculada. Nos Anos Iniciais, as aulas de robótica e o uso do laboratório móvel de informática dimensionam a abrangência desse subsídio no contexto pedagógico. A partir disso, há de se ressaltar que tal estímulo tecnológico não se limita na operacionalização do aparato em si, mas sim, sobretudo, na visão global dessa inserção no cotidiano.

Já para os Anos Finais, as tecnologias se fazem presentes no cotidiano pedagógico, por exemplo, a partir do uso do sistema Marista Virtual 3.0 para realização de provas e trabalhos das disciplinas em cada área de conhecimento. À vista disso, a interconexão entre sala de aula e espaços virtuais fomentam o desenvolvimento de um pensamento crítico em relação ao uso tecnologia e seus benefícios para e nas atividades da rotina escolar. Sob esse olhar, a ênfase desses incentivos está relacionada ao poder de aproximação que as tecnologias provocam no corpo social e sua capacidade de produzir conhecimento e articular significados.

De acordo com Camila Farias, monitora de tecnologias educacionais e professora de robótica do Colégio Marista Maria Imaculada, “a inserção das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem é de grande importância, pois tais atividades estimulam a capacidade intelectual e criativa dos estudantes, tornando o aprendizado mais interessante, dinâmico e contribuem para a formação do pensamento crítico, das competências tecnológicas e da criatividade para um futuro baseado nas relações digitais",  explica.