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Iniciação Científica: conheça as mudanças para 2021

14/05/2021
Inovação
Em virtude das mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19, mudanças importantes foram propostas para o Projeto da Iniciação Científica, a partir de 2021.

​No ano de 2021, acompanhando os movimentos iniciados nas edições anteriores da Mostra do Conhecimento, serão implementadas mudanças importantes na iniciação científica no Colégio Marista Maria Imaculada. Confira a seguir a matéria que preparamos explicando tudo sobre o Novo Projeto de Iniciação Científica. 

Pautado nas Matrizes Curriculares do Brasil Marista e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o trabalho do Marista Imaculada com a Iniciação Científica tem como objetivo incentivar a formação científica ainda na educação básica. Para Larisa Bandeira, Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais EF e EM, “a iniciação à pesquisa científica não é relevante apenas porque exercita os instrumentos de construção de conhecimentos, mas principalmente porque é considerada uma atividade importante e estratégica para professor e estudantes interferirem e reconstruírem a realidade observada". 

O que muda em 20​​21? 

Para conferir todas as mudanças no novo Projeto de Iniciação Científica, convidamos as professoras referentes das áreas do conhecimento e Thaís Mallman, Assistente de Biblioteca, que compõem a banca organizadora do projeto para gravar um vídeo explicando os detalhes das mudanças que valerão a partir de 2021. Confira o vídeo abaixo:


 

Linhas de Pesquisa ​

Uma das principais mudanças será o agrupamento por afinidades de temas e interesses, no qual os professores das quatro áreas do conhecimento serão divididos em dois grandes grupos – as Linhas de Pesquisa. Assim como define o Conselho Nacional de Ensino e Pesquisa (CNPQ) as linhas de pesquisa são grupos que representam o conjunto de temas que juntos pode congregar estudos científicosa partir do qual surgem projetos cujos resultados guardam afinidades entre si.

Serão oferecidas duas Linhas de Pesquisa, no qual os estudantes poderão, mediante justificativa, escolher qual professor irá orientar o seu trabalho.

Sociedade, Cultura e ​Comunicação 

Essa linha de pesquisa tem interesse nas relações entre cultura e comunicação como produções sociais e envoltas de simbolismo, abrangendo desde formas de produção e consumo até a difusão cultural existente, através de diferentes linguagens.  

Quais temas se encaixam nessa linha?  

  • Tecnologias da comunicação 
  • Propaganda 
  • Literatura e sociedade 
  • Games 
  • Artes visuais, músicas, teatro e produção audiovisual 
  • Sistemas monetários e sociedade 
  • Memorias Culturais 
  • Representações, representatividade e imaginário ​​

Quais professores fazem parte dessa linha?


Nome do/da professor/professoraTemas de interesse para orientaçãoFormato do grupo
Virgínia MattosLiteratura e comunicação.Grupos com 4 ou mais integrantes
Luciane LopesTecnologias da comunicação, Propaganda, Literatura e sociedade, Games, Artes visuais, músicas, Memorias Culturais, Representações, representatividade e imaginárioDuplas
Carolina AckermannPropaganda, literatura e sociedade, cultura e comunicação, memórias culturais, representações, representatividade e imaginárioGrupos com até 4 integrantes​
Marlon Wazlawick KellermannGames, sistemas monetários, cinema,
Trios
Paola de Farias Oppitz​Artes visuais, músicas, teatro e produção audiovisual
Trios
Eduardo Grahl Muller

Sistemas monetários e sociedade; Memorias Culturais; Representações, representatividade e imaginário

Grupos com 4 ou mais integrantes
Nicole Bertoluci RodriguesTecnologias da comunicação e sistemas monetários e sociedade.Trios
Liza Loureiro BorgesSociedade, cultura e comunicação.Trios
Anajara DetânicoPropaganda, Literatura e sociedade, Memorias Culturais, Representações, representatividade e imaginário.Conforme escolha dos estudantes
Bernard Goulart PriettoTecnologias da comunicação, Games, Sistemas monetários e sociedade, Memorias Culturais, Representações, representatividade e imaginárioTrios
Inara Souza Soares
Aumento de gastos domésticos em tempos de pandemia.
Trios
Ana Lídia Bisol

​Propaganda, Literatura e sociedade ​


Conforme escolha dos estudantes​​​

Saúde e Sustenta​bilidade

Interesse nos ambientes sustentáveis e a relação estabelecida entre a saúde humana e a sustentabilidade do planeta.  

Quais temas se encaixam nessa linha?  

  • Fisiologia e saúde 
  • Influência da tecnologia na saúde 
  • Biodiversidade 
  • Hábitos X Saúde 
  • Transporte e sustentabilidade 
  • Mudanças climáticas 
  • Vacinação e saúde 
  • Consumismo 
  • ​Ecologia  

Quais professores fazem parte dessa linha? 

​​
​​Nome do/da professor/professoraTemas de interesse para orientaçãoFormato dos grupos
Fabiana Caporal MostacerosFisiologia e saúde, Influência da tecnologia na saúde, Biodiversidade, Hábitos X Saúde, Transporte sustentabilidade, Vacinação e saúde, Consumismo, Cinesiologia e o esporte,Trios
Stella Teles de SouzaSaúde AmbientalTrios
Leandro WeberInfluência da tecnologia na saúde, Biodiversidade, Hábitos X Saúde, Transporte sustentabilidade, consumismoConforme escolha dos estudantes
Luiz Guilherme Lucho de Araujo​Influência da tecnologia na saúde, Biodiversidade, Hábitos X Saúde, Transporte sustentabilidade, consumismoConforme escolha dos estudantes 
Manoel LudwigBiodiversidade, Hábitos X Saúde, Transporte sustentabilidade, Mudanças climáticas, EcologiaTrios

Formatos de apres​​entação 

Manteremos as categorias de apresentação de trabalhos, podendo ser: 

1. Explicativos, voltados para o objetivo de ilustrar, aplicar, mostrar os princípios científicos de funcionamento de certos objetos, protótipos, máquinas, obras artísticas, mecanismos e sistemas. 

2. Trabalhos construtivos, que estão relacionados à construção de algo, ou inovação. 

3. Trabalhos investigativos, que se referem à pesquisa torno de problemas e situações do mundo, buscando soluções. 

4. Trabalhos artísticos ou performáticos, resultantes de pesquisa prática com engajamento corporal.

Banco de Referências Bib​​liográficas 

Outra novidade para ​2021 é a criação de um banco de referências bibliográficas com as indicações de leitura básica dos professores orientadores de cada linha de pesquisa. Esse banco de referências será formado por materiais digitais e físicos.  A atualização das fontes, cobertura dos temas serão avaliadas constantemente, buscando sempre oferecer os títulos mais atualizados, para o bom desenvolvimento da pesquisa científica.

Assim Thaís Mallmann Hehn, responsável pela biblioteca do colégio, conta que o objetivo do trabalho desenvolvido na biblioteca ajuda a pensar e organizar o processo de pesquisa com foco no acesso e no uso da informação. “Além de formações sobre o passo a passo do desenvolvimento do artigo científico e normativa exigida, a biblioteca atua com o objetivo de fornecer meios, ferramentas e condições que estimulem o exercício do senso crítico", nos conta a professora.

Mostra do Conhecime​nto

Conforme a Base Nacional Comum Curricular, o ato de pesquisar na Educação Básica é  “compreendido também como uma aprendizagem a ser desenvolvida. Isso demanda, dos professores, investimento e planejamento de situações de aprendizagem que fomentem nos estudantes o desenvolvimento, entre muitas outras, das habilidades de: 

  • localizar; 
  • selecionar e compartilhar informações; 
  • ler, compreender e interpretar textos com maior grau de complexidade; 
  • consultar, de forma crítica, fontes de informação diferentes e confiáveis; 
  • formar e defender opiniões; 
  • argumentar de forma respeitosa; 
  • sintetizar; 
  • expor oralmente o que aprendeu apoiando-se em diferentes recursos; 
  • generalizar conhecimentos; 
  • produzir gêneros acadêmicos.” 

Esse processo atravessa e compõe em todas as áreas do conhecimento a formação dos estudantes, não se encerra em um evento e prossegue no​ ano subsequente. O mais importante é que os estudantes se reconheçam não apenas como meros consumidores de conhecimento, mas como sujeitos capazes de produzi-los também. 

A Mostra do Conhecimento em 2021 será realizada na modalidade virtual articulando nas bancas avaliadoras professores de outras instituições de ensino de educação básica, ensino técnico e superior. Professores de outros municípios, estados e países, estudantes de licenciaturas e ex-alunos do Marista Maria Imaculada que estejam em formação no ensino superior. 

Por se tratar de uma oportunidade de aprendizagem, compartilhamento de saber e um momento de iniciação na comunidade científica, a participação na Mostra do Conhecimento será optativa e mediante edital de inscrição. 

A participação será certificada e a apresentação não incidirá sobre a nota de iniciação científica do estudante. ​