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Matrizes Curriculares: processo da aprendizagem

23/09/2019
Nosso jeito de educar
Professores de todos os segmentos de ensino reuniram-se para momento de estudo

​​​​​As Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista são um referencial político-pedagógico-institucional, estratégico para organização, articulação, desenvolvimento e avaliação das intencionalidades da proposta educativa do Brasil Marista. Organizadas por áreas de conhecimento, contemplam concepções, princípios, pressupostos e procedimentos que orientam as ações coletivas e in​dividuais, nas unidades educativas do Brasil Marista. O projeto é resultado de um trabalho conjunto da Área de Missão e da Comissão de Educação Básica da UMBRASIL. A elaboração das Matrizes Curriculares teve como base os elementos que constituem o processo de aprendizagem: esperança, conhecimentos prévios, dúvidas, novas descobertas e engajamento.

Nessa essência, foi realizado na noite desta segunda-feira, 23/9, o evento de lançamento da 3ª edição do documento. De acordo com a Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, Larisa da Veiga Bandeira, este é o primeiro momento de alinhamento curricular estratégico entre os educadores dos segmentos de ensino dos Anos Inicias, Anos Finais e Ensino Médio contemplando as atualizações trazidas na edição. “As atualizações da 3ª edição das Matrizes Curriculares Maristas foram desenvolvidas em um processo coletivo pela Comissão de Educação básica da UMBRASIL, assegurando a qualidade acadêmica e o finalismo da ação educativo-evangelizadora da Instituição Marista no Brasil e que ganha agora movimento e adesão no coletivo dos educadores de cada escola", completa a educadora.

A coleção

A coleção é organizada em quatro volumes e cada um corresponde a uma área do conhecimento: Linguagens e códigos (volume 1), Ciências Humanas (volume 2), Ciências da Natureza (volume 3) e Matemática (volume 4). O primeiro passo desta elaboração, inspirada no Projeto Educativo do Brasil Marista, contou com a participação efetiva de 15 professores de cada Província do Brasil Marista, sendo três professores por componente curricular, cuja seleção obedeceu ao critério de melhor desempenho no curso organizado pela UMBRASIL e realizado em parceria com a PUCRS, via EAD, sobre os fundamentos das Matrizes Curriculares. Este grupo trabalhou, entre os anos de 2010 e 2012, com a coordenação da Área de Missão e Comissão de Educação Básica da UMBRASIL. Após a elaboração feita pelos professores e respectivos grupos, as Matrizes foram submetidas à leitura crítica de especialistas nas respectivas áreas,  indicados  pela  Comissão  de  Educação  Básica da UMBRASIL.

Durante o ano de 2015, a partir de decisão da Assembleia da UMBRASIL, as matrizes passaram por um processo de atualização das concepções gerais,  das  áreas  de  conhecimento  e  dos  componentes  curriculares,  além  da  construção  das  Matrizes  Curriculares  da  Educação  Infantil.  Esse  processo contou com o envolvimento direto de 68  consultores,  entre  professores  internos  do  Brasil Marista e assessores externos.

Em 2017, após o lançamento da 2ª versão da  Base  Nacional  Curricular  Comum  (BNCC),  documento que preconiza os direitos da aprendizagem, as competências e as habilidades mínimas a serem trabalhadas na Educação Básica Nacional,  desenvolveu-se,  juntamente  com  as  Províncias, uma análise comparativa entre o referido documento e as Matrizes Curriculares do Brasil Marista. A publicação final da BNCC da Educação Infantil  e  do  Ensino  Fundamental,  pelo  Ministério da Educação, ocorreu ao final de 2017, em  sua  4ª  versão.  Sendo  assim,  ao  longo  de  2018, iniciou-se o processo efetivo de atualização da nossa Matriz, ao que se refere às competências  das  áreas  de  conhecimento,  aos  componentes curriculares, aos conteúdos nucleares, bem como à inserção das habilidades em todos os anos do Ensino Fundamental, em conformidade com a BNCC. Esse processo foi desenvolvido  com  o  apoio  de  11  professores  internos e de especialistas das três Províncias do Brasil Marista.


Premissas: evangelizar por meio da educa​ç​ão

Todo  o  processo  de  elaboração  inicial  e  de  atualizações  foi  desenvolvido  a  partir  de  premissas  construídas  coletivamente  com  a  Comissão  de  Educação  Básica  da  UMBRASIL,  assegurando a qualidade acadêmica, o finalismo  da  ação  educativo-evangelizadora  da  Instituição  Marista  no  Brasil  e  o  respeito  aos  seguintes valores:

• Unidade  das  políticas  curriculares  para  as  escolas  de  Educação  Básica  do  Brasil  Marista.

• Diretrizes  curriculares  para  uma  educação  evangelizadora  fundamentada  no  Carisma  e  Missão  Marista  e  aliada  ao  desenvolvimento  de  competências  acadêmicas,  ético-estéticas,  políticas  e  tecnológicas e a qualidade acadêmica.

• Educação de qualidade como direito das crianças, adolescentes e jovens.

• Rigor  no  tratamento  conceitual  e  metodológico  das  áreas  de  conhecimento  e  de seus componentes.

• Resposta ao apelo de desenvolver formas novas e criativas de educar e  evangelizar, como nos interpela o Capítulo Geral.

• Articulação entre tradição Marista, inovação curricular e exigências formativas da contemporaneidade.

• Matriz Curricular como um diferencial do serviço educativo-evangelizador Marista, diante dos cenários educacionais.