As Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista são um referencial político-pedagógico-institucional, estratégico para organização, articulação, desenvolvimento e avaliação das intencionalidades da proposta educativa do Brasil Marista. Organizadas por áreas de conhecimento, contemplam concepções, princípios, pressupostos e procedimentos que orientam as ações coletivas e individuais, nas unidades educativas do Brasil Marista. O projeto é resultado de um trabalho conjunto da Área de Missão e da Comissão de Educação Básica da UMBRASIL. A elaboração das Matrizes Curriculares teve como base os elementos que constituem o processo de aprendizagem: esperança, conhecimentos prévios, dúvidas, novas descobertas e engajamento.
Nessa essência, foi realizado na noite desta segunda-feira, 23/9, o evento de lançamento da 3ª edição do documento. De acordo com a Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, Larisa da Veiga Bandeira, este é o primeiro momento de alinhamento curricular estratégico entre os educadores dos segmentos de ensino dos Anos Inicias, Anos Finais e Ensino Médio contemplando as atualizações trazidas na edição. “As atualizações da 3ª edição das Matrizes Curriculares Maristas foram desenvolvidas em um processo coletivo pela Comissão de Educação básica da UMBRASIL, assegurando a qualidade acadêmica e o finalismo da ação educativo-evangelizadora da Instituição Marista no Brasil e que ganha agora movimento e adesão no coletivo dos educadores de cada escola", completa a educadora.
A coleção
A coleção é organizada em quatro volumes e cada um corresponde a uma área do conhecimento: Linguagens e códigos (volume 1), Ciências Humanas (volume 2), Ciências da Natureza (volume 3) e Matemática (volume 4). O primeiro passo desta elaboração, inspirada no Projeto Educativo do Brasil Marista, contou com a participação efetiva de 15 professores de cada Província do Brasil Marista, sendo três professores por componente curricular, cuja seleção obedeceu ao critério de melhor desempenho no curso organizado pela UMBRASIL e realizado em parceria com a PUCRS, via EAD, sobre os fundamentos das Matrizes Curriculares. Este grupo trabalhou, entre os anos de 2010 e 2012, com a coordenação da Área de Missão e Comissão de Educação Básica da UMBRASIL. Após a elaboração feita pelos professores e respectivos grupos, as Matrizes foram submetidas à leitura crítica de especialistas nas respectivas áreas, indicados pela Comissão de Educação Básica da UMBRASIL.
Durante o ano de 2015, a partir de decisão da Assembleia da UMBRASIL, as matrizes passaram por um processo de atualização das concepções gerais, das áreas de conhecimento e dos componentes curriculares, além da construção das Matrizes Curriculares da Educação Infantil. Esse processo contou com o envolvimento direto de 68 consultores, entre professores internos do Brasil Marista e assessores externos.
Em 2017, após o lançamento da 2ª versão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento que preconiza os direitos da aprendizagem, as competências e as habilidades mínimas a serem trabalhadas na Educação Básica Nacional, desenvolveu-se, juntamente com as Províncias, uma análise comparativa entre o referido documento e as Matrizes Curriculares do Brasil Marista. A publicação final da BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, pelo Ministério da Educação, ocorreu ao final de 2017, em sua 4ª versão. Sendo assim, ao longo de 2018, iniciou-se o processo efetivo de atualização da nossa Matriz, ao que se refere às competências das áreas de conhecimento, aos componentes curriculares, aos conteúdos nucleares, bem como à inserção das habilidades em todos os anos do Ensino Fundamental, em conformidade com a BNCC. Esse processo foi desenvolvido com o apoio de 11 professores internos e de especialistas das três Províncias do Brasil Marista.
Premissas: evangelizar por meio da educação
Todo o processo de elaboração inicial e de atualizações foi desenvolvido a partir de premissas construídas coletivamente com a Comissão de Educação Básica da UMBRASIL, assegurando a qualidade acadêmica, o finalismo da ação educativo-evangelizadora da Instituição Marista no Brasil e o respeito aos seguintes valores:
• Unidade das políticas curriculares para as escolas de Educação Básica do Brasil Marista.
• Diretrizes curriculares para uma educação evangelizadora fundamentada no Carisma e Missão Marista e aliada ao desenvolvimento de competências acadêmicas, ético-estéticas, políticas e tecnológicas e a qualidade acadêmica.
• Educação de qualidade como direito das crianças, adolescentes e jovens.
• Rigor no tratamento conceitual e metodológico das áreas de conhecimento e de seus componentes.
• Resposta ao apelo de desenvolver formas novas e criativas de educar e evangelizar, como nos interpela o Capítulo Geral.
• Articulação entre tradição Marista, inovação curricular e exigências formativas da contemporaneidade.
• Matriz Curricular como um diferencial do serviço educativo-evangelizador Marista, diante dos cenários educacionais.